Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Projetos e Eventos

Recife sedia curso voltado ao diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil


Por: REDAÇÃO Portal

A iniciativa integra a Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco, coordenada pelo Instituto Desiderata e parceiros

18/09/2024
    Compartilhe:

A iniciativa integra a Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco, coordenada pelo Instituto Desiderata e parceiros

Foto: Reprodução/via G1

O Curso de Formação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil em Pernambuco: da Suspeição ao Centro de Referência, será lançado na próxima segunda-feira (23). A iniciativa visa acelerar o diagnóstico de câncer em crianças e adolescentes, permitindo um encaminhamento mais rápido para o tratamento adequado, o que aumenta as chances de cura. O curso, inicialmente voltado para profissionais da Atenção Básica de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento da GERES 1 (Gerência Regional de Saúde), que abrange a Região Metropolitana do Recife, será posteriormente expandido para outras regiões do estado.

O evento de lançamento será realizado no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, às 14h30. 

A iniciativa integra a Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco, coordenada pelo Instituto Desiderata e parceiros, e busca otimizar o fluxo de atendimento de acordo com o artigo 3º da Política Estadual de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer.

O evento contará com a  presença de profissionais de saúde, representantes de organizações da sociedade civil e gestores públicos. A mesa de abertura terá a presença de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

O curso se baseia em três eixos principais: capacitação para identificar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, organização de um fluxo ágil para encaminhamento aos centros de referência e o monitoramento dos casos encaminhados.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook