A nova moeda já está disponível na plataforma Conecta Recife, que a partir de agora passa a ser completamente gamificada
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
A Prefeitura do Recife lançou a primeira moeda digital social do Brasil: a Capiba. A nova moeda já está disponível na plataforma Conecta Recife, que a partir de agora passa a ser completamente gamificada. Segundo a Prefeitura, o objetivo é estimular uma convivência saudável e sustentável entre os recifenses e a cidade, mudando a rotina da população.
Para conseguir acumular Capibas, a pessoa com acesso ao app Conecta Recife deve clicar em um cifrão ($) na parte superior do app, onde estão os desafios lançados. Outra forma de trocar as Capibas por brindes é agendando e participando das aulas da Academia e Cross Recife. Na plataforma, é possível acompanhar o número de moedas e conferir os produtos disponíveis para trocas no espaço ‘Feirinha’, como créditos no VEM, Uber, 99 App e Assaí Atacadista. O prefeito João Campos (PSB-PE) falou sobre o potencial da moeda.
“É um primeiro passo. A gente sabe que a Capiba deverá chegar a uma estrutura de gamificação da cidade como um todo. Mas esse primeiro passo vai se dar através das boas práticas do cuidado com a saúde, com a atividade física, com práticas esportivas”, disse o prefeito.
Já está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4476/23, que regulamenta as moedas digitais sociais. Além de autorizadas pelo Banco Central, as moedas devem ser criadas utilizando a tecnologia blockchain, que permite o compartilhamento transparente de informações. Segundo o relator do projeto, Sidney Leite (PSD-AM), as moedas sociais são um bom recurso para o financiamento de pequenas atividades econômicas, auxiliando na geração de riqueza e renda em âmbito local.
A primeira moeda social no Brasil foi criada em Fortaleza, no Ceará, em 2001, para garantir microcréditos para produção e consumo local. Desde então, 104 circulam no Brasil registradas pelo Banco Central. No caso do Recife, a Capiba se destaca por ser a primeira em modelo completamente digital no país, unindo gamificação, atividade física e a moeda social, como destaca João Campos.
“São três tendências muito modernas, mas que nenhuma cidade fez no Brasil. Então a gente acredita que é normal pensar que o Recife, pela tradição da história da cidade, sempre esteja na vanguarda. Fico feliz em saber que a gente tá fazendo algo apostando no bem das pessoas através da inovação”, falou o gestor.
A moeda deve ser futuramente ampliada para uso em outros serviços no município.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Empregos ligados à tecnologia tiveram aumento de 95% em 10 anos, diz pesquisa
Maior variação foi para engenheiro de sistemas em computação
- Por REDAÇÃO
- 09/11/2024
Aplicativo sobre anúncio de eventos no Centro vence concurso no REC’n’Play
A plataforma foi norteada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Porto Digital terá laboratório de Inteligência Artifical com incentivo do Governo Federal
Centro tecnológico conta com investimento inicial de R$ 7,5 milhões
- Por REDAÇÃO
- 25/10/2024
Expedição brasileira para Antártica conta com participação da UFPE
Navegação começa no dia 22 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 30/09/2024
Finep aprova subsídio de R$ 7 milhões para pesquisa da UFPE com óleo de Cannabis
Fármacos desenvolvidos serão usados no tratamento de Alzheimer e Parkinson
- Por REDAÇÃO
- 23/09/2024
Anatel determina medidas de combate a fraudes e golpes telefônicos
Entre as novidades estão novas etapas de verificação das chamadas