Com o investimento, serão revitalizados sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, incluindo rotas cicloviárias, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades

Foto: Divulgação/Josenildo Gomes - CTTU
Até o fim deste ano, a Prefeitura do Recife irá investir R$ 3,7 milhões na intensificação do Programa de Manutenção de Sinalização Viária. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pelo projeto, vai revitalizar as sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, de pelo menos 200 vias, incluindo rotas cicloviárias, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades.
Nos grandes corredores viários, serão atendidos locais como as avenidas Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista; Dezessete de Agosto, em Casa Forte; Dois Rios, no Ibura; Beberibe, no bairro de mesmo nome; Abdias de Carvalho, em San Martin; General Mac Arthur, na Imbiribeira; e Antônio de Góes, no Pina. Os equipamentos instalados nessas vias serão requalificados com sinalizações verticais e horizontais.
Os trabalhos também preveem a manutenção de pelo menos 20 km de rotas cicláveis localizadas em corredores importantes, como a rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; Praça da República, no bairro de Santo Antônio; rua do Pombal, em Santo Amaro; Avenida Afonso Olindense, na Várzea; e rua da Harmonia, em Casa Amarela. Os serviços incluem, ainda, a instalação de prismas, que são sistemas de sinalização utilizados para melhorar a segurança e a visibilidade dessas vias.
Os ciclistas também vão passar a contar com mais mil vagas em paraciclos (equipamentos para estacionar as bicicletas). Apenas este ano, a CTTU já implantou outros 2.200 espaços similares. A expectativa é que, até o fim deste ano, a capital pernambucana chegue a 5 mil vagas deste tipo.
Também serão realizadas manutenções nos urbanismos táticos, áreas de redesenho urbano que dão mais segurança aos pedestres e adequam a velocidade para preservar vidas. Ao todo, 12 locais serão contemplados com pintura, revitalização das cores e maior segregação dos espaços para as pessoas que estão a pé.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Vila do Papel, no Coque, terá complexo de lazer e esportes com obra de urbanização do ProMorar
Cerca de dois mil moradores serão beneficiados