Receita recebeu 41,1 milhões de declarações de Imposto de Renda; número superou estimativa inicial
De acordo com a Receita, 24% dos documentos entregues foram do formato pré-preenchido; 57% no modelo simplificado; e 8%, retificadas

Foto: Reprodução/G1
Com o fim do prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 (IRPF) nesta quarta-feira (31) , a Receita Federal contabilizou um total de 41.151.515 documentos apresentados. O número superou a estimativa inicial, que era de 39,5 milhões de declarações. De acordo com a Receita, 24% dos documentos entregues foram do formato pré-preenchido; 57% no modelo simplificado; e 8%, retificadas.
Para aqueles que ainda não realizaram a declaração, a Receita informa que haverá uma multa de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. Quem não faz o informe ao Fisco pode sofrer penalidades além das multas, como o impedimento de processos legais e de prestar concurso público.
No caso de declarações atrasadas, o contribuinte pode resolver a pendência por meio do site ou aplicativo móvel da Receita Federal, que está disponível para o sistema Android e Apple. Lá, você também pode gerar cópias da declaração e do recibo de entrega.
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Prazo para aderir ao REFIS em Jaboatão dos Guararapes começa nesta terça-feira
Os contribuintes jaboatonenses poderão ter descontos de até 90% nos juros e...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
Envio do documento pelo celular também começa nesta terça
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Receita Federal recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Prazo para entregar declaração começou no dia 17 de março e termina às...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Pernambuco recebe R$ 558 milhões do BNB para impulsionar indústria sustentável
Investimentos fazem parte da Nova Indústria Brasil e priorizam transição...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Gestores públicos têm até segunda-feira para prestar contas ao TCE-PE
Prazo para envio dos documentos termina em 31 de março e não será...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Governo de Pernambuco solicita autorização para empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recurso será destinado a obras de infraestrutura e outros setores essenciais