Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024

Foto: Agência Brasil
Segundo o Banco Central, a nova moeda virtual que equivalerá ao dinheiro em circulação, o real digital, se chamará Drex. O nome foi confirmado pelo economista do Banco Central Fabio Araujo, coordenador da iniciativa.
Em testes desde o início do ano, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024. Em março, o BC escolheu a plataforma a ser usada nas transações. Nos últimos meses, a autoridade monetária habilitou 16 consórcios para desenvolverem ferramentas e instrumentos financeiros que serão testados no novo sistema. Aristides Cavalcante chefe do escritório de inovação e segurança cibernética do Banco Central, detalha a operação.
Os ativos a serem usados no projeto piloto serão: depósitos de contas de reservas bancárias, de contas de liquidação e da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista; contas de pagamento de instituições de pagamento; e títulos públicos federais. Os testes serão feitos em etapas, com as transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional sendo feitas apenas em fevereiro de 2024.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Prazo para aderir ao REFIS em Jaboatão dos Guararapes começa nesta terça-feira
Os contribuintes jaboatonenses poderão ter descontos de até 90% nos juros e...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
Envio do documento pelo celular também começa nesta terça
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Receita Federal recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Prazo para entregar declaração começou no dia 17 de março e termina às...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Pernambuco recebe R$ 558 milhões do BNB para impulsionar indústria sustentável
Investimentos fazem parte da Nova Indústria Brasil e priorizam transição...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Gestores públicos têm até segunda-feira para prestar contas ao TCE-PE
Prazo para envio dos documentos termina em 31 de março e não será...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Governo de Pernambuco solicita autorização para empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recurso será destinado a obras de infraestrutura e outros setores essenciais