A entrada dele na gestão partiu de indicação pessoal do prefeito João Campos

Foto: Divulgação
Contrariando o que tinha dito logo nos primeiros dias de governo sobre abrir espaço para o PT na gestão do Recife, o prefeito João Campos, do PSB, manteve um dos nomes da sigla na administração municipal. O ex-vereador de Olinda pelo PT, Marcelo Santa Cruz, foi mantido no comando da Gerência de Articulação em Direitos Humanos/Memória, Verdade e Justiça, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos.
O advogado Marcelo Santa Cruz foi nomeado para o cargo em 2019, pelo então prefeito Geraldo Júlio. Ele disse que sua indicação não foi política, já que havia se desfiliado do partido dos trabalhadores em 2017. Mas no ano passado Santa Cruz retornou a sigla para se lançar como vice na chapa do então candidato João Paulo, do PC do B, que disputou a prefeitura de Olinda no pleito de 2020. Apesar da intenção, a ideia não deu certo, já que o partido optou pelo nome de Vivian Farias para o posto de vice.
Nas suas declarações públicas, Marcelo sustenta que mesmo filiado ao PT, não ocupa nenhum cargo da executiva do partido e nem participa de reuniões deliberativas. Em entrevista ao Jornal do Commercio, ele disse que a indicação para o posto na gestão João Campos foi feita por movimentos sociais, e não pelo PT.
Em nota, a prefeitura do Recife afirmou que a tentativa de associar qualquer conotação político-partidária à nomeação de Marcelo Santa Cruz soa como desrespeito a história de uma pessoa que dedica a vida à luta pela liberdade, democracia e garantia dos direitos humanos. O texto diz ainda que a entrada dele na gestão partiu de indicação pessoal do prefeito João Campos.
As relações entre PT e PSB foram abaladas depois da disputa pela prefeitura do Recife, protagonizada no segundo turno pela petista Marília Arraes e o socialista João Campos. Neste mês, o PT decidiu embarcar oficialmente na prefeitura da capital e no governo do estado, por entender que não havia mais clima para a parceria
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Raquel Lyra oficializa escolha de Armando Monteiro Bisneto como novo presidente de Suape
O advogado foi apresentado ao Conselho de Administração do complexo...
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Raquel Lyra classifica como lamentável o atropelamento de militantes do MST no Recife
A governadora garantiu a continuidade das investigações
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Após cirurgia, Bolsonaro segue na UTI sem previsão de alta
Esta foi a sétima cirurgia a que o ex-presidente foi submetido
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
STF abre ação penal contra Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Medida marca o início da instrução processual
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, no Rio Grande do Norte
Ele estava sofrendo de obstrução intestinal há alguns dias
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Deputado Pedro Lucas é o novo ministro das Comunicações
Anúncio foi feito após reunião entre Lula e deputado do União Brasil