O Programa Brotar reserva um mínimo de 5% das vagas em contratações para prestação de serviços contínuos e com dedicação exclusiva de mão de obra no MPPE
Foto: Reprodução/Freepik
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou a criação do Programa Brotar, uma iniciativa destinada a apoiar mulheres vítimas de violência doméstica, com a oferta de oportunidades de emprego que visam romper o ciclo de violência e promover a independência financeira dessas mulheres.
Instituído pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, o Programa Brotar reserva um mínimo de 5% das vagas em contratações para prestação de serviços contínuos e com dedicação exclusiva de mão de obra no MPPE para mulheres em condições de fragilidade social.
As contratações focarão em mulheres vítimas de violência física, moral, patrimonial, psicológica ou sexual, no contexto doméstico e familiar; mulheres trans e travestis; e mulheres egressas do sistema prisional. O programa também considera prioritariamente candidatas com filhos ou dependentes em idade escolar ou com deficiência, bem como mulheres pretas e pardas, de acordo com a proporção populacional de Pernambuco segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em casos de contratos com menos de 25 trabalhadores, a aplicação do programa ficará a critério da gestão administrativa do MPPE, garantindo, pelo menos, uma vaga para uma prestadora de serviço. Além disso, as profissionais contratadas serão apoiadas pelo Grupo de Apoio e Assistência às Membras e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAVID) e integradas ao Protocolo Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero no Ministério Público de Pernambuco (PROVID).
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Tribunal de Contas de Pernambuco atinge nota máxima em índice de transparência
Essa foi a terceira vez seguida que o TCE-PE recebeu a premiação Diamante
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus recebem obra da Adutora do Agreste
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 12 meses
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE nesta quinta-feira
Com a entrega da lista, cabe agora ao Tribunal formar a lista que será...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco promove cursos com capacitação profissional para população carcerária
Entre os benefícios para os participantes estão a emissão de certificado e...
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...