O sindicato, que possui mais de 43 itens na lista de reivindicações a serem debatidas com o Governo do Estado, já realizou paralisações de advertência neste ano
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) faz, nesta quinta (19), mais uma paralisação em meio às negociações, entre outras pautas, pelo piso salarial, o plano de carreira e a qualidade do ensino público estadual. Um ato está programado para acontecer às 10h, na Praça do Derby, área central do Recife.
O sindicato, que possui mais de 43 itens na lista de reivindicações a serem debatidas com o Governo do Estado, já realizou paralisações de advertência neste ano. Em 26 de março, ocorreu a primeira negociação com a categoria. Outra rodada está prevista para o próximo dia 25, na sede da Secretaria de Administração. E no dia 26, o Sintepe se reunirá em assembleia-geral para deliberar sobre os resultados.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Ivete Caetano, as propostas apresentadas pelo governo na última rodada de negociação, ainda que contivessem repercussão na carreira, o que é bastante requisitado pela categoria por beneficiar mais de 52 mil professores, eram insuficientes e incompletas. Por isso o Sintepe optou pela continuidade das reivindicações, também para analisar algumas propostas de impacto significativo.
"(O Governo do Estado) Apresentou uma diferenciação salarial de licenciatura plena para especialização, mas manteve o mesmo salário para quem tem só formação de Ensino Médio e quem fez uma universidade. Então a gente achou isso um absurdo! Porque a gente faz uma campanha salarial para acabar com essas distorções", afirmou.
Ivete também falou sobre outras pautas que têm sido tratadas pela categoria com urgência.
"Nós temos estudantes passando mal, desmaiando. Nós temos professores com problemas seríssimos, principalmente quem tem pressão alta nesse momento com calor excessivo. E também a questão da merenda escolar. São dois itens que a gente dá destaque nessa luta nossa hoje. A merenda escolar é insuficiente e a merenda escolar não está com qualidade. Então, é preciso urgentemente fazer mudanças gigantescas em relação à merenda escolar", finalizou.
Questionada pela reportagem da CBN Recife, por nota, a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) afirmou que deu início ao processo de negociação 2024 com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Para isso, já realizou duas reuniões de Mesa Específica de Negociação Coletiva Permanente com a categoria, além de diversas reuniões sobre a Pauta de Reivindicações, no âmbito da Secretaria de Educação, referente aos temas pertinentes. Na pauta desses encontros estão também, entre outros temas, a questão salarial e o Plano de Cargos e Salários e o Piso da categoria. A SAD comunica, ainda, que haverá nova rodada de negociação no próximo dia 25.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parceria SESI e SENAI oferece bolsas de estudo para curso técnico no Ensino Médio
Os alunos cursarão o Ensino Médio junto ao Itinerário Formativo Técnico...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Pernambuco reduziu em 8,1% a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais
Secretaria de Educação do Estado apresentou dados em audiência na Alepe
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Jaboatão inicia o período de matrículas escolares para novos alunos
Estão sendo ofertadas 13.202 vagas para crianças, adolescentes e adultos
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2024
Abstenção no segundo dia do Enem chega a 30,6%; divulgação do gabarito será antecipada
Em 2024, o Enem teve mais de 4,3 milhões de inscritos
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
ENEM 2024: candidatos fazem prova de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (10)
Para evitar fraudes, os participantes serão acompanhados por fiscais na ida...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
UPE e UFPE abrem curso de extensão com 7,5 mil vagas para Educação Étnico-Racial e Escolar Quilombola
Inscrições são por meio de formulário online e curso é gratuito