Procon-PE faz alerta sobre período de matrículas nas escolas
Confira
Foto: Divulgação
O Procon Pernambuco emitiu uma nota técnica para orientar os consumidores sobre as compras de materiais escolares. Além disso, também fez considerações sobre esse período de matrículas. Segundo o órgão, o documento foi elaborado com base nas principais reclamações de estudantes e responsáveis.
As escolas não podem incluir nas listas de compras itens como: álcool, argila, bolas de isopor, brinquedos, fitas decorativas, lã, materiais de higiene pessoal, de limpeza, nem de expediente, como carimbos, tinta de impressora, envelopes, entre outros.
Além disso, o Procon ressalta que, havendo vagas, as instituições de ensino não podem negar matrícula a um estudante. O órgão destaca que as escolas têm o dever de criar um ambiente inclusivo.
Os consumidores têm direito de efetuar o cancelamento da matrícula, sem que seja aplicado nenhum tipo de multa, desde que a escola tenha sido sinalizada com antecedência mínima de 30 dias. Inclusive, os valores pagos à escola devem ser devolvidos em até 15 dias após a confirmação do cancelamento.
Já com relação à exigência de pagamento de taxas, que tenham como objetivo a compra de materiais de uso coletivo, o Procon também ressalta que é uma prática proibida.
O documento completo está disponível aqui.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/02/2025
Resultados do CNU são divulgados nesta terça-feira
Cargos dos blocos 1 a 7 ainda dependem de curso de formação
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
"Houve falha de planejamento, de inteligência das forças de segurança estadual", diz João Campos sobre violência entre organizadas
Declaração foi dada na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do...