Recife realiza vacinação contra gripe dentro dos mercados públicos
Ação ocorre até sábado (19) em Nova Descoberta, Casa Amarela e Encruzilhada

Foto: Catarina Albertim/PCR
A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (17), uma campanha de vacinação contra a gripe em mercados públicos da cidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde em colaboração com a Autarquia CONVIVA Mercados e Feiras, tem como objetivo ampliar o acesso à vacina durante o feriado prolongado, especialmente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação ocorrerá até o sábado (19) nos mercados de Nova Descoberta, Casa Amarela e Encruzilhada.
Além dos grupos que já estavam sendo imunizados desde o começo de abril — como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e profissionais da saúde —, a campanha agora também contempla puérperas, professores, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, integrantes das Forças Armadas, de Segurança e de Salvamento, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, detentos, servidores do sistema prisional e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
No Mercado de Nova Descoberta, a vacinação será oferecida nos dias 17 e 18 de abril, das 8h às 16h. Já no Mercado de Casa Amarela, a aplicação ocorrerá apenas na quinta-feira (17), entre 9h e 16h. No Mercado da Encruzilhada, a equipe de saúde estará presente na sexta (18) e no sábado (19), das 8h às 17h.
Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta que os cidadãos levem um documento de identificação com CPF ou o cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Alguns dos grupos prioritários também precisam apresentar comprovação. É o caso dos profissionais de saúde, que devem portar documentos como crachá, carteira de trabalho ou declaração de vínculo.
A gripe, ou Influenza, é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório e possui alta taxa de transmissão, principalmente em determinadas épocas do ano. A contaminação ocorre pelo contato com gotículas eliminadas ao falar, tossir ou espirrar, assim como pelo toque em superfícies contaminadas. Por isso, é fundamental adotar práticas preventivas, como higienizar as mãos com frequência e usar máscara ao apresentar sintomas.
A quantidade de doses varia conforme a idade. Para idosos, profissionais da saúde e gestantes, é aplicada uma única dose. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos podem precisar de duas doses, dependendo do histórico vacinal anterior. Se já tiverem sido vacinadas em anos anteriores, apenas uma dose será suficiente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Polícia Militar resgata mãe e filho mantidos em cárcere privado no Recife
Vítimas foram levadas para Delegacia da Mulher, onde receberam atendimento...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Mais de 6 mil pessoas morreram em acidentes em rodovias federais no ano de 2024
PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros de trânsito
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Estação Elevatória de Bita, da Compesa, tem operação retomada após ser alvo de vandalismo
Áreas como Nossa Senhora do Ó, Gaibu, praia de Suape, Vila Nazaré, Ipojuca...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Linha Centro do Metrô do Recife é paralisada após problema interno de alimentação de energia
Segundo a CBTU, técnicos da manutenção já foram acionados
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Prefeitura do Recife apresenta caderneta digital da criança, nova ferramenta do Conecta Recife
A plataforma vai integrar dados das secretarias municipais às informações...
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Homem baleado dirige até delegacia para pedir socorro e morre após atendimento médico
Renato Lopes da Silva Neto, de 30 anos, foi atingido por disparos e buscou...