100 novos campi serão construídos em todo o Brasil, com investimento de R$ 3,9 bilhões do governo federal

Foto: Wagner Ramos /PCR
A Prefeitura do Recife vai doar os terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, na Av. Guararapes, bairro de Santo Antônio, para construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). 100 novos campi serão construídos em todo o Brasil, com investimento de R$ 3,9 bilhões do governo federal, e em Pernambuco, as cidades de Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Araripina, Águas Belas, Bezerros e Recife receberão as novas unidades.
Levar o IFPE para o centro da capital pernambucana faz parte do programa de revitalização da região, o Recentro, segundo a gestão municipal. A estrutura vai contar com a sala de projeção do Cine Art-Palácio, que servirá como auditório do IFPE e voltará a exibir filmes. O novo Instituto Federal terá capacidade para 1.400 estudantes.
Nas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a importância da iniciativa para a região.
"Nós vamos garantir que na área do Art-Palácio seja reconstruída uma sala de audiovisual para que a gente possa ter de volta esse espaço para a cidade, como tão bem retratou Kleber Mendonça Filho no seu filme 'Retratos Fantasmas'. Então, por que não misturar educação, cultura e regeneração urbana em uma ação da Prefeitura do Recife com o governo do presidente Lula para trazer o Instituto Federal, trazer a educação técnica e trazer também uma nova sala de cinema que vai ser construída e aberta na nossa cidade", afirmou.
Trianon e Art-Palácio
O Edifício Trianon foi construído em 1930, sendo um marco da arquitetura modernista. Entre várias funções, o prédio já abrigou consultório médico e até mesmo uma faculdade, dando espaço para o Cinema Trianon, do grupo Art Filmes, na década de 1990, com 611 lugares.
Já o Cine Art-Palácio foi inaugurado em 1940, com capacidade para 1.500 espectadores, sendo 1.000 na platéia e 500 no balcão. As duas edificações ficam localizadas no polígono de tombamento dos bairros São José e Santo Antônio, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Vila do Papel, no Coque, terá complexo de lazer e esportes com obra de urbanização do ProMorar
Cerca de dois mil moradores serão beneficiados