Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
COVID-19

Por falta de doses, municípios pernambucanos suspendem vacinação contra COVID-19 em crianças de 3 e 4 anos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O impasse se dá devido ao atraso do envio pelo Ministério da Saúde de novas doses de CoronaVac para o uso pediátrico

09/11/2022
    Compartilhe:

O impasse se dá devido ao atraso do envio pelo Ministério da Saúde de novas doses de CoronaVac para o uso pediátrico

Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

Recife, Paulista e Igarassu, cidades da Região Metropolitana, suspenderam a imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a COVID-19 devido à falta de doses para o uso pediátrico da CoronaVac. 

A expectativa, agora, é de que os municípios de Olinda, Moreno e São Lourenço da Mata, também localizados no Grande Recife, adotem a medida dentro dos próximos dias, uma vez que não há mais estoque dessas vacinas. Em Jaboatão dos Guararapes, os estoques dos imunizantes infantis só vão até a próxima segunda (14).

O impasse se dá devido ao atraso do envio pelo Ministério da Saúde de novas doses de CoronaVac para o público infantil de 3 a 4 anos. O Prefeito do Recife, João Campos, se manifestou pelo Twitter afirmando que “é um absurdo ter que suspender a vacinação desse grupo por falta de planejamento nacional na aquisição e distribuição de vacinas”.

Pernambuco sofre, atualmente, com o aumento do índice de positividade da COVID-19 e também na procura por testes para a detecção da doença nos centros estaduais. A incidência de positividade, que girava em torno de 4,1%, passou, na última semana, para 11,8%.

Outros grupos
Vacinas para crianças de 6 meses a 3 anos de idade com comorbidades, apesar de aprovadas, e existirem hoje, no Brasil, 1 milhão de doses dessas vacinas, estas ainda não foram distribuídas.

Os imunizantes da Pfizer para este grupo tiveram o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de setembro, sendo liberados pelo Ministério da Saúde em 14 de outubro. Ainda em outubro, na última semana, as vacinas chegaram ao país, mas apesar da previsão da distribuição ter sido dada para esta semana, o Ministério da Saúde ainda não fez o envio das doses aos estados.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook