A Câmara Municipal do Recife suspendeu todas as atividades parlamentares da segunda-feira (25) e decretou luto oficial de três dias
Foto: Reprodução/Câmara de Vereadores do Recife
Neste domingo (24), faleceu o vereador do Recife, Carlos Gueiros (PSB). Considerado um dos mais antigos membros da Câmara do Recife, estava no seu sétimo mandato consecutivo. Gueiros (PSB) morreu aos 78 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência cardíaca após a realização de uma cirurgia para troca da válvula mitral, procedimento que já havia sido feito por ele em 2009. Empresário do setor de transportes e eleito pela primeira vez em 1992, Carlos Gueiros presidia a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa José Mariano e ocupava a vice-presidente da Comissão Executiva do Poder Legislativo. Na gestão do ex-prefeito do Recife, Roberto Magalhães (DEM), ele comandou a Secretaria Municipal de Habitação por 15 meses.
O ex-governador de Pernambuco Gustavo Krause comentou sobre a trajetória do vereador no poder executivo. ”Eu conheci Carlos Gueiros quando era prefeito e ele era presidente do sindicato empresarial na área dos transportes. Foram momentos difíceis, quando houve a primeira greve de motoristas nós mantivemos sempre uma relação de muito respeito e ambos buscavam administrar as crises. Depois passei a acompanhar a vida dele na Câmara e percebi que era impressionantemente dedicado ao que fazia. Não é a toa que ele conhecia perfeitamente o regimento interno. Sempre respeitou e se fez respeitar através do poder legislativo”, afirmou.
Para o presidente da Câmara do Recife, Eduardo Marques, o estado perde um nome forte na administração pública. ”Nós recebemos a notícia com muito pesar. Tudo que ele fazia era sempre pensando no povo recifense. O legado que ele deixa é de um homem justo, que sempre procurou agir com honestidade. O vereador era um homem forte nas suas convicções, deixou muitas marcas e exemplos de omo se trabalhar no poder executivo”, pontuou. Quando se fala nos movimentos praticados na Câmara, o presidente do PSB em Pernambuco Sileno Guedes, afirmou que diante da sua competência, o vereador ainda poderia contribuir enormemente para o executivo.”Conheci Carlos justamente na época quando fui eleito em 96. Naquele tempo, existia pouca expectativa da oposição com o poder executivo, e foi justamente ele que inaugurou um processo de discussão junto aos opositores. A partir desse momento criei uma aproximação com ele, o que eu posso dizer é que Carlos representava um dos vereadores que mais conheciam a Câmara”, comentou.
Confira a entrevista completa dos parlamentares para o programa CBN Total desta segunda-feira (25).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Lia de Itamaracá será secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital