As investigações seguem à cargo do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA)

Foto: Reprodução/Google Street View
A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, no Recife, um líder religioso de 27 anos suspeito de estuprar seu enteado, de 10 anos. Ele também é acusado por posse sexual mediante fraude contra dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Os crimes ocorreram em um terreiro, onde o homem atuava. Também há suspeitas de que ele teria abusado sexualmente de uma criança de cinco anos, filha de uma frequentadora do espaço religioso.
O número de vítimas, que no momento é de seis, ainda pode aumentar. Segundo o delegado Geraldo da Costa, do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), havia adolescentes morando com o líder espiritual no terreiro. O delegado também alegou que o homem agia seguindo um mesmo modus operandi.
“A criança passou pela escuta especializada e confirmou os fatos. Foi instaurado um Inquérito Policial, e a gente foi procurado nesse mesmo período por duas adolescentes que frequentavam o terreiro, onde esse acusado era líder espiritual, informando que ele baixava a entidade, chamava elas para tomar banho, e durante esse banho, praticava toques no corpo delas, ficando excitado”, afirmou.
Em 2021, o acusado já tinha respondido por estupro de vulnerável quando era diácono e líder de um grupo de jovens em uma igreja evangélica.
Neste caso, o Inquérito Policial foi aberto quando a criança de 10 anos relatou os abusos sofridos à mãe, companheira do líder espiritual, que procurou a polícia. O gestor da DPCA, Darlson Macedo, ressaltou a importância da denúncia de crimes praticados contra a criança e o adolescente.
“Todos os dias ocorrem casos graves e que a polícia não toma conhecimento. Por isso, a gente faz esse apelo para que as pessoas procurem a polícia, denunciem, e não, só pais e responsáveis. A gente pede também que vizinhos, parentes próximos, professores, aqueles que desconfiarem que alguma coisa errada está acontecendo com aquela criança, porque toda criança apresenta mudança no seu comportamento padrão quando está sendo abusada sexualmente”, concluiu.
As investigações seguem à cargo do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), sob o comando do delegado Geraldo da Costa, e o líder religioso está preso preventivamente. Ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde responderá aos Inquéritos Policiais já instaurados.
Delegado da DECCA, Geraldo da Costa; Diretor da DIRES, Ivaldo Pereira; Gestor do DPCA, Darlson Macedo
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
SDS detalha investigação sobre conduta de policiais com sequestrador no Sertão de Pernambuco
Suspeito estaria armado e teria resistido à prisão trocando tiros com...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
PF investiga organização criminosa de tráfico de drogas em Salgueiro
Além do tráfico de entorpecentes, o grupo realizava lavagem de dinheiro e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Homem é detido com 2,4 kg de cocaína no Aeroporto do Recife
A droga estava contida em 3 garrafas de rum dentro da mala do passageiro
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça afasta delegado suspeito de cometer homicídio em São José do Egito
O crime aconteceu na zona rural do município, em 16 de julho de 2022
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia investiga fraude em concurso público do município de Ouricuri
O candidato estava utilizando um ponto eletrônico no momento da posse