Polícia investiga curso preparatório militar no Recife que incita discurso de ódio entre crianças e adolescentes
Nas imagens é possível ver que a maioria dos presentes traja roupas com estampa de camuflagem, coturnos e marcham enquanto gritam as mensagens de crueldade

Foto: Reprodução/G1
Um vídeo publicado pelo coletivo Jornalistas Livres mostra um professor de um curso pré-militar do Recife gritando diante de um grupo de estudantes, incluindo crianças, mensagens violentas que são repetidas por eles. Nas imagens é possível ver que a maioria dos presentes traja roupas com estampa de camuflagem, coturnos e marcham enquanto gritam as mensagens de crueldade.
Para o Cientista Social, Historiador e Professor, Thiago Modenesi, atitudes como essa evidenciam uma sociedade que tenta ignorar os males que a ditadura militar trouxe ao Brasil.
A cena se passa no Centro do Recife, onde o instrutor repete dizeres de uma canção de Treinamento Físico Militar (TFM), que incluem na letras, falas como: "matar, não ter compaixão e até beber o sangue de mortos e tomar banho em uma piscina de sangue".
Confira na íntegra a nota da Polícia Civil de Pernambuco:
A Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando os envolvidos em um suposto curso preparatório para jovens, cujos integrantes agrupados, são induzidos a proferir palavras de ordem com discurso de ódio.O fato teria ocorrido no Centro do Recife. A PCPE está instaurando Inquérito Policial para elucidar o fato e apurar as responsabilidades, inclusive com a designação em caráter especial de delegados do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) em virtude da temática.
Confira na íntegra a nota do Comando Militar do Nordeste:
As canções entoadas durante as corridas são uma tradição das Forças Armadas em todo o mundo. Têm como objetivo desenvolver nas tropas valores e características essenciais aos militares: espírito de corpo, coragem, camaradagem, senso do dever, civismo, tudo conforme os preceitos éticos que
norteiam a instituição. O vídeo apresentado não guarda nenhuma correlação com esse propósito, razão pela qual não pode estar inspirado nas canções entoadas pelas tropas do Exército. Ademais, O Exército não mantém nenhum tipo de vínculo com cursos que se autodenominam pré-militares, nem aqui na região Nordeste, nem em qualquer outro lugar do Brasil.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
SDS detalha investigação sobre conduta de policiais com sequestrador no Sertão de Pernambuco
Suspeito estaria armado e teria resistido à prisão trocando tiros com...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
PF investiga organização criminosa de tráfico de drogas em Salgueiro
Além do tráfico de entorpecentes, o grupo realizava lavagem de dinheiro e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Homem é detido com 2,4 kg de cocaína no Aeroporto do Recife
A droga estava contida em 3 garrafas de rum dentro da mala do passageiro
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça afasta delegado suspeito de cometer homicídio em São José do Egito
O crime aconteceu na zona rural do município, em 16 de julho de 2022
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia investiga fraude em concurso público do município de Ouricuri
O candidato estava utilizando um ponto eletrônico no momento da posse