Polícia Civil deflagra Operação contra grupos ligados ao PCC e o Comando Vermelho em Porto de Galinhas
As investigações foram iniciadas em dezembro de 2021, devido ao alto índice de homicídios no Cabo e em Ipojuca

Foto: g1
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou uma operação que prendeu 21 pessoas ligadas a duas facções criminosas que atuam nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, no Litoral Sul. Segundo as investigações, um dos grupos tem como base a praia de Porto de Galinhas. Ambos os grupos criminosos são especializados no tráfico de drogas e estão ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Comando Vermelho.
As investigações foram iniciadas em dezembro de 2021, devido ao alto índice de homicídios nos dois municípios. A Polícia descobriu que os crimes eram praticados por causa de uma forte e violenta disputa por território entre a facção CLS, a antiga Trem Bala, que tem ligação com o Comando Vermelho do Rio de Janeiro, e outro grupo, que teria parceria com o PCC, de São Paulo.
Entre os crimes do CLS, estão dezenas de homicídios no Cabo e em Ipojuca, nos dois últimos anos. Integrantes também teriam adquirido armas de fogo desviadas por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil de Pernambuco.
Já o outro grupo, cujo nome ainda é investigado, também tem acusações de parte dos homicídios nas duas cidades. Além disso, atua no comércio ilegal de armas de fogo, roubos e furtos. Foi revelado também que detentos continuam exercendo papéis de liderança nos grupos, o que reforça a falta de segurança no sistema prisional pernambucano. Um dos criminosos teria confessado mais de 30 assassinatos.
Outros detalhes das investigações serão revelados, nesta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil de Pernambuco.
Ouça a nota do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
SDS detalha investigação sobre conduta de policiais com sequestrador no Sertão de Pernambuco
Suspeito estaria armado e teria resistido à prisão trocando tiros com...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
PF investiga organização criminosa de tráfico de drogas em Salgueiro
Além do tráfico de entorpecentes, o grupo realizava lavagem de dinheiro e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Homem é detido com 2,4 kg de cocaína no Aeroporto do Recife
A droga estava contida em 3 garrafas de rum dentro da mala do passageiro
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça afasta delegado suspeito de cometer homicídio em São José do Egito
O crime aconteceu na zona rural do município, em 16 de julho de 2022
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia investiga fraude em concurso público do município de Ouricuri
O candidato estava utilizando um ponto eletrônico no momento da posse