Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

PM assassina mulher dentro de boate em Jaboatão; homem foi autuado por tentativa de feminicídio

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo a família, ela era perseguida pelo ex-marido um ano e meio após o término do relacionamento

29/07/2024
    Compartilhe:

Segundo a família, ela era perseguida pelo ex-marido um ano e meio após o término do relacionamento

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um policial militar matou a ex-esposa, de 34 anos, após ter atirado cinco vezes contra ela em uma casa noturna, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na madrugada do domingo (28). Dos cinco tiros efetuados por Lindinaldo Severino da Silva, de 39 anos, quatro atingiram Maria do Carmo de Oliveira. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital da Restauração (HR), no Centro do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois.

Maria do Carmo era natural de Chã de Alegria, na Zona da Mata Norte do estado. Ela teve dois filhos com Lindinaldo: um adolescente de 14 anos e uma menina de 3 anos; e desde a separação, há pouco mais de um ano e meio, o ex-marido perseguia a mulher, segundo relato da família. 

Lindinaldo já havia ido atrás de Maria do Carmo no último dia 19 de julho, quando ela saiu para comemorar o seu aniversário com as amigas em um bar. Neste domingo (28), o homem chegou à boate Lounge Music se apresentando como policial militar, o que teria lhe permitido adentrar ao estabelecimento armado após preencher um formulário com as credenciais e o número do revólver.

Na boate, Lindinaldo comprou uma pulseira de acesso ao "open bar", e quando viu a ex-mulher junto a amigos, atirou cinco vezes contra ela. O PM foi imobilizado por seguranças da Lounge, que apreenderam a arma. Saindo do espaço, ele foi espancado por pessoas que estavam do lado de fora da boate, e por isso, segue sob custódia no Hospital da Restauração (HR).

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), que vai seguir com as investigações do caso, o homem foi autuado, em flagrante, por tentativa de feminicídio. Já a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social informou que vai instaurar um processo disciplinar contra o PM. 

Feminicídios

De acordo com o último balanço oficial da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), de janeiro a junho de 2024, 37 casos foram registrados como feminicídio, ou seja, cometidos exclusivamente pelo fato de a vítima ser mulher.

Dados preliminares sobre o mês de julho serão divulgados no próximo dia 5 de agosto. Após o assassinato de Maria do Carmo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou em suas redes sociais que "essa é uma realidade inaceitável (...) que estamos enfrentando todos os dias". E completou dizendo que "todos os crimes serão investigados e punidos seguindo a letra da Lei". 

Como denunciar

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio do telefone 180, que é a Central de Atendimento à Mulher - o serviço funciona 24h. A Polícia Militar pode ser acionada por meio do 190, e no Grande Recife, também é possível utilizar o telefone do Disque Denúncia, no número (81) 3421-9595.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também pode ser acionado, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, pelo 0800 2819455.

Centros de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica:

Centro de Referência Clarice Lispector: Rua Bernardo Guimarães, nº 470. Boa Vista - Recife. Telefone: (81) 3232.5370 ou 0800.2810107

Centro de Referência Maristela Justus: Rua Travessa São João, nº 64. Massaranduba - Jaboatão dos Guararapes. Telefone: (81) 3468.2485

Centro de Referência Márcia Dangremon: Rua Maria Ramos, nº 131. Bairro Novo - Olinda. Telefone: (81) 3429.2707 ou 0800.2812008

Reportagem - Lucas Arruda

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook