Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

“Pernambuco voltou a crescer”, afirma Raquel Lyra em entrevista à CBN Recife


Por: REDAÇÃO Portal

A governadora fez um balanço dos dois anos de mandato

26/12/2024
    Compartilhe:

A governadora fez um balanço dos dois anos de mandato

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou do Debate Decisão desta quinta-feira (26), apresentado por Geraldo Freire e com a participação dos jornalistas Wagner Gomes e Jamildo Melo. Entre as pautas discutidas, Raquel fez um balanço dos dois anos de mandato em pontos como estradas, segurança pública e investimentos.

“Pernambuco voltou a crescer depois de muito tempo. Crescemos o PIB em 4,9%, vamos fechar o ano com mais de R$ 2,5 bilhões em investimento - algo que não existia em Pernambuco há muito tempo.  Investimento direto, com obras acontecendo. E essas obras geram um ciclo virtuoso: gera emprego, renda, traz novos investimentos”, destacou.

Estradas

Um dos pontos mais abordados pela governadora durante a entrevista foi a requalificação das estradas, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior. Em outubro, o governo lançou o programa PE na Estrada, com recurso superior a R$ 5 bilhões para 19 rodovias estaduais. 

“Essa tem sido uma das nossas ocupações principais à frente do Governo de Pernambuco. Quando a gente chegou, 70% da nossa malha rodoviária era considerada ruim ou péssima. Das dez piores estradas do Brasil, três estavam em Pernambuco. Para que pudéssemos enfrentar esse tema, precisamos trabalhar muito. (...) Mais de 1,5 mil km de estrada já foram executados, com as PEs, com as estradas vicinais, com pavimentação dentro das cidades. E a gente vai continuar trabalhando nisso até o fim do nosso mandato, porque esse é um tema que garante a Pernambuco mais competitividade”, declarou.

Segurança

Comemorando o sétimo mês de redução dos indicadores de violência em Pernambuco, Raquel afirmou que há um trabalho longo a ser feito devido à complexidade do assunto. Segundo a governadora, “não se vira a chave da noite para o dia”. Medidas dentro do programa Juntos pela Segurança, como a revitalização estrutural das polícias e dos bombeiros, a realização dos concursos e a ampliação do número de vagas no sistema prisional, foram destacadas.

“O que a gente está trabalhando é o investimento em infraestrutura, em inteligência policial, fortalecimento do sistema penitenciário. Dentro dos próximos 60 dias vamos entregar mais duas mil vagas. (...) Se você olhar para a história de Pernambuco, esse será o maior investimento dos últimos 30 anos. Penso que esse é o maior investimento da história do nosso estado”, disse.

Política

Quando questionada sobre a sua permanência no PSDB, Raquel destacou que o partido tem necessidade de se reencontrar com a própria história. Além disso, a governadora reforçou que qualquer decisão será verbalizada por ela.

“O PSDB foi diminuindo de tamanho ao longo do tempo, e isso leva a uma reflexão profunda sobre o futuro do partido. A gente tem hoje cláusulas de barreira que fazem com que os partidos políticos diminuam de número no Brasil, seja por incorporação, fusão, federação. Porque não se dá mais para montar chapas competitivas proporcionais, sobretudo, com coligações. (...) E se o partido não tiver voto, não tem fundo eleitoral. Então, o PSDB além de ter necessidade urgente de sobrevivência, tem necessidade de reencontro com a sua própria história. E estou discutindo isso dentro do partido. Tenho conversado com atores de outros partidos também. A decisão que tomar, como sempre digo, serei porta-voz de mim mesma”, garantiu.

Acompanhe a entrevista completa

A publicação do edital do trecho Sul do Arco Metropolitano, investimentos em turismo e a promoção de melhorias nos serviços de água e saneamento básico do estado foram outros temas abordados durante a entrevista, que pode ser acompanhada na íntegra nas plataformas de podcast da CBN Recife e no Youtube.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook