Agora, 30% de todos os valores arrecadados pela CPRH com o TFAPE, serão repassados para a SDS, com o intuito de investir em operações de combate a crimes ambientais

Foto: Janaína Pepeu/Secom
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou um convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para investimentos no combate ao desmatamento e crimes ambientais no Estado e monitoramento de reservas. Na ocasião, foi anunciada a transferência de R$17,5 milhões para a SDS. O valor foi arrecadado pela Agência CPRH, por meio da Taxa de Fiscalização Ambiental (TFAPE).
Agora, 30% de todos os valores arrecadados pela CPRH com o TFAPE, serão repassados para a SDS, com o intuito de ser revertido para investimentos no Cipoma-PM, Depoma-PCPE e Corpo de Bombeiros. Esses valores deverão ser utilizados exclusivamente para execução de ações voltadas a custeio de equipamentos, fardamento, pagamento de jornadas extraordinárias, combustível e outras ações de efetivos que trabalham na fiscalização ambiental.
Além disso, a gestora estadual criou um Grupo de Trabalho formado por profissionais da Semas, da SDS e da CPRH, que terá como objetivo monitorar a cobertura vegetal de Pernambuco, diminuir o desmatamento ilegal, incentivar a restauração ecológica, e implementar a sala central de situação para monitoramento. O equipamento será instalado na Agência CPRH.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
MPF arquiva investigação sobre relação entre Porto de Suape e ataques de tubarões em Pernambuco
Procuradora afirma que não há comprovação de que o complexo portuário...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem de Jatobá e Petrolina
As prefeituras dos municípios devem solicitar recursos federais para a...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Prefeitura do Recife realiza mutirão de plantio no Ibura para incentivar agroecologia
Milho será colhido durante o São João; ação fortalece horta comunitária...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do Brasil
Total de 5 milhões de imóveis geram eletricidade fotovoltaica própria
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2025
Relatório mostra que qualidade das águas do Rio Capibaribe, no Recife, é considerada ruim
O estudo foi produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica em 14 estados