A capital pernambucana se destacou como um dos maiores motores desse crescimento no estado, registrando o oitavo mês consecutivo de saldo positivo

Foto: Reprodução/G1
Pernambuco alcançou, em agosto, o melhor desempenho na geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas. O resultado coloca o estado na terceira posição nacional, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, e marca o quarto mês consecutivo de saldo positivo em 2024. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, foram criados cerca de 43,5 mil novos postos de trabalho formais, totalizando 94.937 empregos gerados desde janeiro de 2023. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O economista, Werson Kaval, ressaltou fatores que impulsionaram o fortalecimento de setores de trabalho no estado.
A capital pernambucana se destacou como um dos maiores motores desse crescimento no estado, registrando o oitavo mês consecutivo de saldo positivo. Foram criados 3.166 novos postos de trabalho em agosto, consolidando Recife como o segundo maior gerador de empregos do Nordeste. Desde janeiro de 2021, a cidade já acumulou 94.543 novos empregos formais, alcançando um total de 557.009 vagas na cidade.
O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento em Recife, com 2.616 novas contratações, seguido pelo comércio, com 532, e a indústria, que gerou 51 vagas. Em contrapartida, os setores da construção e agropecuária apresentaram quedas, com saldos negativos de 32 e 1 postos de trabalho, respectivamente. Mulheres foram a maioria entre os novos contratados, ocupando 1.631 vagas, enquanto os homens preencheram 1.535. A faixa etária entre 18 e 24 anos foi a mais beneficiada, com 1.498 novos empregos, e os profissionais com ensino médio completo lideraram as contratações, somando 2.371 vagas.
Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Prazo para aderir ao REFIS em Jaboatão dos Guararapes começa nesta terça-feira
Os contribuintes jaboatonenses poderão ter descontos de até 90% nos juros e...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
Envio do documento pelo celular também começa nesta terça
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Receita Federal recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Prazo para entregar declaração começou no dia 17 de março e termina às...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Pernambuco recebe R$ 558 milhões do BNB para impulsionar indústria sustentável
Investimentos fazem parte da Nova Indústria Brasil e priorizam transição...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Gestores públicos têm até segunda-feira para prestar contas ao TCE-PE
Prazo para envio dos documentos termina em 31 de março e não será...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Governo de Pernambuco solicita autorização para empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recurso será destinado a obras de infraestrutura e outros setores essenciais