Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Pernambuco possui 432 mil endividados e 173 mil inadimplentes, afirma Fecomércio

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os tipos de dívidas mais frequentes nas famílias pernambucanas de menor renda são de cartão de crédito, seguido por carnês e crédito pessoal

07/09/2023
    Compartilhe:

Os tipos de dívidas mais frequentes nas famílias pernambucanas de menor renda são de cartão de crédito, seguido por carnês e crédito pessoal

Foto: Divulgação | G1

De acordo com  a Fecomércio Pernambuco, no mês de agosto, 432 mil pernambucanos possuíam dívidas com cartão de crédito, financiamento, carnês, crédito pessoal entre outros. O levantamento evidencia que a inadimplência no Estado continua avançando negativamente, visto que outros 173 mil estão inadimplentes, sem condições de quitar suas dívidas. 

A análise dos dados que fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), calculada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que os tipos de dívidas mais frequentes nas famílias pernambucanas de menor renda são de cartão de crédito, com 94,3%, seguido por carnês, com 28,6% e crédito pessoal, em 6,6%.

Segundo Rafael Lima, economista da Fecomércio, o desemprego é um dos fatores para essa inadimplência da população.

À medida que o endividamento sobrecarrega a renda mensal das famílias e reduz o consumo, em principal de bens não duráveis como alimentação, a inadimplência se caracteriza pelos gastos adicionais com juros e multas.

As obrigações financeiras podem ser empregadas para uma variedade de propósitos, como quitar despesas médicas, melhorias na casa, adquirir bens de longa duração ou até mesmo suprir necessidades fundamentais. O levantamento também destaca o tempo médio de comprometimento com dívidas em Pernambuco, sendo 8 meses, enquanto o tempo médio de contas em atraso é de 61 dias, ante 63 dias no Brasil.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook