Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Pernambuco define os dez novos "Patrimônios Vivos"


Por: REDAÇÃO Portal

A relevância do trabalho em prol da cultura e a idade do candidato foram alguns dos critérios de escolha.

11/08/2023
    Compartilhe:

A relevância do trabalho em prol da cultura e a idade do candidato foram alguns dos critérios de escolha.

Foto: Divulgação/ Governo Estadual

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou o resultado final da seleção do concurso anual de Registro de Patrimônios Vivos de Pernambuco (RPV-PE). Foram escolhidos mais dez mestres, mestras e grupos. Assim, o Estado passa a ter 95 Patrimônios Vivos registrados de diferentes regiões de PE. 

Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são: As Cantadeiras do Povo Indígena Pankararu, de Tacaratu (Sertão de Itaparica); Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); Reisado da Comunidade Quilombola do Saruê, de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco); Caboclinho Canindé de Goiana (Zona da Mata Norte); Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); forrozeiro Assisão, de Serra Talhada (Sertão do Pajeú); Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça, de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú); Mestra Nilza Bezerra da Bonequinha da Sorte de Gravatá (Agreste Central); Ilé Axé Oxalá Talabi, de Paulista (Região Metropolitana do Recife); e Mestra Vera Brito, de Vicência (Zona da Mata Norte), artesã que confecciona bonecas com fibra de bananeira e palha de milho.

Entre os critérios e diretrizes que nortearam a escolha dos novos Patrimônios, formuladas pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, está o risco de desaparecimento de determinadas linguagens, a relevância do trabalho em prol da cultura, a idade do candidato ou antiguidade do grupo e a relevância do grupo ou pessoa. 

A titulação dos dez novos Patrimônios Vivos está marcada para a próxima quinta-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no Teatro Santa Isabel. 

Informações, Aline Melo. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook