Pernambuco anuncia projeto de concessão parcial do serviços da Compesa
Os serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto podem ser privatizados
Foto: Divulgação/Compesa
O Governo de Pernambuco anunciou oficialmente o projeto de concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). De acordo com a proposta, os serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto serão privatizados.
Se o processo for concluído, a Compesa continuará responsável pela captação e pelo tratamento de água, além do transporte até o reservatório. Todo o projeto prevê investimento de R$ 18,9 bilhões por 35 anos, e deve ser iniciado entre junho e julho de 2025.
Antes, os municípios precisam decidir se aderem ou não ao novo modelo de contrato. Uma consulta pública sobre a concessão está disponível no site da Secretaria de Recursos Hídricos até o dia 7 de fevereiro.
De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Rodrigo Ribeiro, um dos objetivos da privatização é permitir que Pernambuco atinja a universalização do acesso à água e ao esgoto até 2033 - como prevê o Marco Legal do Saneamento.
"As metas que estão previstas no Marco de Saneamento é que o estado alcance, até 2033, 99% de abastecimento de água e 90% de cobertura de esgotamento sanitário. O índice de perda de água, a gente pretende reduzir de 48% para 25%", disse.
Atualmente, a cobertura de coleta de esgoto em Pernambuco é de 34%, já o fornecimento de água tratada chega a 86% da população. 172 municípios são atendidos pela Compesa, enquanto que 12 possuem seus serviços próprios de água e esgoto.
O projeto de privatização estabelece que as cidades sejam divididas em dois blocos para realização dos leilões: RMR-Sertão, com 160 cidades do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste, parte do Sertão e Fernando de Noronha; e Pajeú, com 24 municípios sertanejos.
A Secretaria de Projetos Estratégicos de Pernambuco assegurou que não haverá demissões na estatal após a concessão dos serviços. O critério para escolha da empresa será o maior desconto oferecido na tarifa de água e esgoto.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
População indígena em Pernambuco aumenta 99,7% em 2022, indica IBGE
O aumento foi o maior registrado no Brasil para essa população
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
TJPE deve ampliar uso de Inteligência Artificial em 2025
Justiça pernambucana fez um balanços das ações realizadas em 2024 e...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Juizado do Verão vai reforçar segurança nas praias do litoral de Pernambuco
O atendimento acontecerá aos finais de semana, de 28 de dezembro de 2024 a 2...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Pernambuco prevê investir R$ 30 bilhões na universalização da água e esgoto até 2033
Atualmente, apenas 34% da população têm acesso a esgoto, e 1,8 milhão de...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Pernambuco anuncia projeto de concessão parcial do serviços da Compesa
Os serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto podem ser...
- Por REDAÇÃO
- 17/12/2024
Comissão da Alepe derruba veto de Raquel Lyra sobre gratuidade em vestibulares da UPE
O projeto, aprovado também por unanimidade em plenário no último dia 5 de...