Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Percentual de famílias endividadas diminui em novembro, mas inadimplência continua a subir, aponta Fecomércio

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

07/12/2022
    Compartilhe:

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Foto: Reprodução / G1

Dados da Fecomércio - PE, para o mês de novembro, apontam que o percentual de famílias que se declararam endividadas no estado de Pernambuco diminuiu levemente depois uma tendência de elevação iniciada em junho. Em novembro, 81,1% das famílias se encontravam com algum tipo de dívida. Em comparação com o início do ano houve uma diminuição no total de famílias endividadas, mas em relação ao mesmo mês do ano passado, quando a taxa estava em 78,8%, houve um aumento de 2,3%.

Além disso, o percentual de famílias com contas em atraso, os inadimplentes, segue em tendência de elevação pelo terceiro mês consecutivo. Em novembro, 30,4% se encontravam com pagamentos atrasados.

No que diz respeito à composição das dívidas, o cartão de crédito segue como principal vetor do endividamento, sendo citado por 91,8% das famílias, mas ressalta o recuo no percentual de famílias que citaram outros meios de contração de dívidas, na comparação com novembro do ano anterior, destacando-se o cheque especial (de 14,1% para 9,2%), sinalizando que as famílias tendem a priorizar a quitação do débito em conta corrente este ano, aproveitando o aporte do 13 ° salário.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook