Pelo segundo dia seguido, Metrô do Recife tem problemas; solução para o sistema é um desafio no Estado
Problema reforça um dos desafios que o próximo governador de Pernambuco terá de enfrentar

Foto: Foto / Felipe Ribeiro
Imagina depender do transporte público no Grande Recife e precisar enfrentar dificuldades que impossibilitam a chegada no trabalho ou a volta para casa? Este não é um caso isolado. A realidade da população pernambucana, sobretudo dos residentes da Região Metropolitana do Recife, é se deparar com o caos que a má gestão e a falta de investimento causam no sistema metropolitano de transporte. Um desafio que recai nas mãos da próxima gestão pública, visto que o ano eleitoral não facilitará a reforma do sistema que é caótico há anos.
No mês de agosto, o Metrô do Recife voltou a apresentar dificuldades na sua operação. Em menos de uma semana são quatro falhas que interferem diretamente na vida do usuário que utiliza diariamente o meio de transporte.
Falha nos freios da composição, fumaça dentro de vagões, manutenção em horário de pico, além operação em linha singela, que é quando os trens usam a mesma via para trafegar nos dois sentidos, são alguns dos grandes problemas que o usuário enfrenta. Isso sem contar a superlotação e o atraso das viagens, que nesta manhã resultou em protesto em Camaragibe, onde as pessoas realizaram interdição no acesso ao ônibus e ao metrô no Terminal Integrado do município, além de fechar a Avenida Dr. Belmino Correia, a principal via da cidade. O ato aconteceu após atraso do início das operações, que acontece sempre às 5h, mas desta vez, abriu os portões às 5h45, segundo a CBTU.
A estadualização é um tema que retorna aos holofotes sempre que o meio de transporte apresenta falhas. A tarifa alta, a má gestão e o sucateamento farão parte da vida do pernambucano até quando? Vale ressaltar que soluções exageradas em tempos de campanha não auxiliam na melhoria, se não forem estudadas e implementadas com ideias que façam o transporte urbano fluir e garantir a segurança e conforto da população.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Vila do Papel, no Coque, terá complexo de lazer e esportes com obra de urbanização do ProMorar
Cerca de dois mil moradores serão beneficiados