A proposta realiza diversas modificações na proposta de reforma, o que ocasiona na desaprovação por parte de alguns parlamentares

Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Com a aprovação da PEC paralela pelo senado nesta terça-feira (19), os deputado federais vão ser obrigados a retornar à discussão da reforma da previdência. A proposta realiza uma alteração na Previdência que aumenta o pagamento para quem se aposentar até 2024. Caso a alteração seja aprovada na Câmara, o cálculo da aposentadoria nos próximos cinco anos vai desconsiderar os piores salários do trabalhador, rebaixando a média final. O custo do regime previdenciário para o tesouro estadual é de pouco mais de R$ 2,6 bilhões.
Em entrevista ao CBN Total, o deputado federal André de Paula (PSD), comentou que antes era a favor da reforma, mas que as modificações, no seu entender, não foram positivas.” Para nossa surpresa eles não apenas incluíram estados e municípios, o que era correto, mas eles mudaram a PEC, fragilizaram a gestão. Há duas semanas nós tivemos uma solenidade no plenário do Senado para sancionar a reforma da previdência, e uma semana depois vários avanços foram destruídos”, afirmou. Já para o deputado Daniel Coelho (Cidadania), a PEC paralela não demonstra perigo ao país.” Ela é inofensiva no sentido de que a constituição já estabelece que estados e municípios tem que fazer reforma. Eu espero que os estados não fiquem aguardando esse debate, que pode demorar. A Câmara tem como obrigação realizar a discussão, agora ela aprovada ou não continua da mesma forma que está estabelecido na constituição de 88”,afirmou. Segundo o Carlos Veras (PT), o plano prejudica os servidores, ocasionando na retirada de diversos direitos dos trabalhadores.” O todo da PEC é muito ruim, ataca diretamente os direitos dos servidores. Aqui no Congresso vamos atuar com muita firmeza para derrubar essa proposta, como atuamos em cima da PEC 06. Infelizmente o governo Bolsonaro é só ataque para os direitos trabalhistas”, disse.
Confira a entrevista completa dos deputados para o programa CBN Total desta quinta-feira (21).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Raquel Lyra oficializa escolha de Armando Monteiro Bisneto como novo presidente de Suape
O advogado foi apresentado ao Conselho de Administração do complexo...
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Raquel Lyra classifica como lamentável o atropelamento de militantes do MST no Recife
A governadora garantiu a continuidade das investigações
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Após cirurgia, Bolsonaro segue na UTI sem previsão de alta
Esta foi a sétima cirurgia a que o ex-presidente foi submetido
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
STF abre ação penal contra Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Medida marca o início da instrução processual
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, no Rio Grande do Norte
Ele estava sofrendo de obstrução intestinal há alguns dias
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Deputado Pedro Lucas é o novo ministro das Comunicações
Anúncio foi feito após reunião entre Lula e deputado do União Brasil