Paulo Freire é homenageado em selo e carimbo pelos Correios
A peça estará disponível nas principais agências dos Correios e na internet
Foto: Divulgação/Correios
O educador pernambucano Paulo Freire vai virar selo postal e carimbo dos Correios. A homenagem será lançada nesta quinta-feira (19), com eventos ocorrendo em São Paulo e Recife simultaneamente.
Na capital pernambucana, as homenagens acontecem na Conha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 18h30, durante a abertura do XII Colóquio Internacional Paulo Freire, em parceria com o Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas.
A arte do selo usa uma técnica inspirada nas obras de artistas populares, expressas em gravuras da literatura de cordel. Paulo Freire é representado como camponês, portando um estandarte em que está escrito o conceito freiriano o “Inédito Viável”.
A peça estará disponível nas principais agências dos Correios no país e na loja virtual, ao valor de R$ 2,55 (primeiro porte de carta). A tiragem conta com 96 mil selos.
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife, e deu início à sua trajetória na filosofia educacional em 1958, na antiga Universidade do Recife. Mais tarde, atuou como professor de História e Filosofia da Educação na mesma instituição e suas primeiras experiências de alfabetização vieram em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963.
Em seus trabalhos, reconhecidos mundialmente, Paulo Freire identificou a alfabetização como um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Tribunal de Justiça de Pernambuco cria Comissão para ações antirracistas no Judiciário
Principal missão será implementar políticas e ações institucionais para...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Nova data foi confirmada nesta quinta-feira pelo MGI
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos