Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Paulista: polícia investiga desvio de rio e obras irregulares em área desmatada de Mata Atlântica


Por: REDAÇÃO Portal

Ação integrada busca punir responsáveis e reflorestar área degradada

19/11/2024
    Compartilhe:

Ação integrada busca punir responsáveis e reflorestar área degradada

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou a Operação denominada “Diversitas", que investiga crimes ambientais graves na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. As investigações apontam o desvio do curso natural do Rio Riacho da Mina e a construção irregular de obras como piscinas e muros de arrimo em uma área de Mata Atlântica desmatada.

A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e outros órgãos de fiscalização, e identificou uma série de irregularidades em dois trechos da unidade de conservação. O promotor de Justiça Sérgio Souto, da 12ª Promotoria de Defesa da Cidadania, destacou o impacto ambiental causado. “A Depoma montou essa operação junto com os órgãos de fiscalização e tratamos efetivamente o desmatamento, loteamentos irregulares e o desvio do curso do rio. O importante é buscar o responsável pela venda desses terrenos e, posteriormente, fazer o replantio, o reflorestamento da área e punir logicamente aqueles que infligem o meio ambiente”, afirmou.

De acordo com a Polícia, o desvio do rio, um afluente do Rio Paratibe, infringiu a Lei 12.651/2012 ao desrespeitar limites de preservação. Além disso, foi constatada a supressão de 0,26 hectares de vegetação nativa, em áreas de preservação permanente.

Durante a ação, nove pessoas, incluindo pedreiros e moradores locais, foram conduzidas à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), no Recife, para prestar depoimentos. Imagens e vídeos serviram como provas dos danos ambientais causados.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook