Após o rompimento da barragem de Sairé, Romero Sales Filho (PTB) relembra que a Comissão de Barragens vem alertando as irregularidades desde o ano passado, quando o relatório apontou que 90% dos represamentos sequer tinham manutenção
Com o rompimento da barragem de Sairé, município localizado no Agreste de Pernambuco, na última segunda-feira (15), que deixou mais de 2.300 pessoas desabrigadas, ressurge o assunto da insegurança das barragens estaduais. O deputado estadual, Romero Sales Filho (PTB), foi relator da comissão de Barragens, e tem chamado a atenção para o tema desde ano passado, quando foram identificadas uma série de irregularidades, inclusive relacionadas à falta de informações das barragens e açudes, tanto por parte dos órgãos fiscalizadores, como APAC e a ANA.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o parlamentar questionou “até quando o governo irá deixar a população nessa situação? quantas pessoas terão que perder as suas vidas para o governo tomar providência quanto a essas barragens?”, enquanto ressaltava que existem mais de 400 barragens registradas em Pernambuco, mas o número deve ser maior devido à falta de fiscalização e manutenção dos locais. “Na nossa averiguação, na época da Comissão das Barragens, vimos que mais de 90% dessas barragens sequer tinham manutenção. Então, não podemos esperar uma situação diferente, essas barragens estão sim em risco de rompimento, pois elas não tem manutenção, são construídas de forma irregular. Isso só constata que precisamos realmente de um Plano Estadual de Segurança das Barragens”, sugere Romero Sales Filho.
Confira outras informações na entrevista completa com Romero Sales Filho, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Lia de Itamaracá será secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital