Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz


Por: REDAÇÃO Portal

O sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica

28/09/2024
    Compartilhe:

O sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, para o mês de outubro. Ou seja, haverá cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh).

A baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas e a elevação do preço do mercado de energia elétrica foram os fatores determinantes para que a Aneel precisasse acionar a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

A Agência chegou a anunciar que o mês de setembro já contaria com a cobrança extra, mas corrigiu a informação dias depois, reduzindo para o patamar 1.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, a depender de fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook