Operação do Ministério da Justiça contra a pirataria digital é deflagrada em Pernambuco e outros oito estados do país
De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada em maio deste ano, com objetivo de desativar serviços de internet voltados à prática do crime de Violação de Direito Autoral
Foto: Reprodução/G1
Fornecedores de sinal ilegal de TV a cabo e outras mídias estiveram na mira do Ministério da Justiça, que deflagrou nesta quinta-feira a terceira fase da Operação 404, realizada em nove estados brasileiros.
Em Pernambuco, a polícia civil realizou o bloqueio de 207 websites, 74 aplicativos de web rádio, 20 aplicativos de música e derrubou 25 servidores de IPTV, sistema que transmite canais da TV fechada, filmes e séries através de aplicativos específicos. As medidas judiciais foram autorizadas pela 15ª Vara Criminal do Recife.
De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada em maio deste ano, com objetivo de desativar serviços de internet voltados à prática do crime de Violação de Direito Autoral. Nesta etapa ninguém foi preso, foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério da Justiça, os criminosos capturavam o sinal dos canais fechados e cobravam para repassá-los para assinantes, que pagavam por um serviço pirata.
A operação contou com a colaboração da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e das embaixadas dos EUA e do Reino Unido no Brasil.
A pena prevista para o crime de violação de direitos autorais varia de dois a quatro anos de reclusão, além de multa para quem distribui o sinal visando obter lucro. Quem consome o conteúdo também pode ser punido com detenção que varia de três meses a um ano, ou multa em dinheiro.
O nome da força-tarefa, 404, faz referência ao código de resposta na web para dizer que a página não foi encontrada ou está indisponível. Em todo o Brasil foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/11/2024
Metrô do Recife: Passageiro fica com perna presa entre trem e plataforma
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...