Nações Unidas destaca a necessidade de reduções adicionais significativas nas emissões de CO2
Foto: Reprodução / Agência Brasil
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um alerta destacando a necessidade urgente de ações decisivas para conter o aquecimento global. O relatório global Stocktake, o alerta mais recente da ONU sobre os perigos ambientais, será a base para as próximas negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, no final deste ano.
Apesar dos esforços impulsionados pelo Acordo de Paris em 2015, que estabeleceu metas ambiciosas para limitar o aquecimento global, a ONU enfatizou que a ação atual é insuficiente. Compromissos nacionais existentes para reduzir as emissões não estão alinhados com a meta de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C. O relatório da ONU destaca a necessidade de reduções adicionais significativas nas emissões de CO2, da ordem de mais de 20 gigatoneladas nesta década, bem como a busca por emissões líquidas globais zero até 2050 para cumprir essas metas críticas.
Além disso, o relatório instou os países a reduzirem drasticamente o uso de energia do carvão até 2030, com metas de redução entre 67% e 92% em comparação com os níveis de 2019. A eliminação progressiva do carvão como fonte de eletricidade até 2050 é um objetivo crucial. O relatório também enfatizou a necessidade de um rápido desbloqueio de financiamento para apoiar o desenvolvimento com baixas emissões de carbono, observando que investimentos substanciais ainda são destinados aos combustíveis fósseis.
Com a cúpula de ambições climáticas do secretário-geral das Nações Unidas e a COP28 se aproximando, líderes globais têm o poder e a responsabilidade de responder a esta crise climática que está fora de controle. O relatório da ONU serve como um alerta urgente para ação imediata e compromissos convincentes. A comunidade internacional enfrenta um momento crítico para definir o futuro do nosso planeta e combater as mudanças climáticas que afetam a todos nós.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2024
Pernambuco tem baixa capacidade para responder a desastres climáticos, aponta TCE
Um relatório medindo a situação de cada município e Fernando de Noronha...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
Fernando de Noronha inicia projeto de transição energética para fontes renováveis
Previsão é que a mudança ocorra em até dois anos
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pesquisa inédita da UFPE identifica tubarões contaminados com microplástico
Pesquisa foi desenvolvida na costa pernambucana
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha tem taxas de acesso reajustadas em novembro
Novos valores começam a valer a partir de 1º de novembro
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2024
Justiça de Pernambuco autoriza construção da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano
Obras estavam suspensas após limiar do MPPE
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2024
Sudene realiza seminário nacional como preparativo para a COP 16
A iniciativa visa articular a comunidade científica brasileira em prol de...