Olinda proíbe o uso e comercialização das armas de bolas de gel
Além de Olinda, Paulista, no Grande Recife, já havia determinado a proibição
Foto: Divulgação/SSP
Olinda, no Grande Recife, é o segundo município de Pernambuco a proibir o uso e a comercialização de armas de bolas de gel. O decreto foi publicado pelo prefeito Professor Lupércio (PSD), nesta quarta-feira (12). De acordo com a gestão municipal, mais de 150 incidentes já foram registrados no município nos últimos dez dias, incluindo lesões nos olhos.
As secretarias de Segurança Cidadã, Educação e Saúde devem realizar um trabalho de conscientização com jovens, pais e responsáveis sobre os danos causados pela prática. Os estabelecimentos comerciais que permaneceram com a venda do produto serão alvo de sanções por parte da administração municipal, como advertências, suspensão de alvarás e multas - além da apreensão das armas.
Até esta quarta-feira (12), a Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, já havia recebido 64 pacientes com lesões na região ocular fruto das bolas de gel. As "guerras" se tornaram febre entre os jovens pernambucanos, e tem chamado a atenção das autoridades de segurança, que alertam: arma de bola de gel não é brinquedo.
O prefeito Professor Lupércio (PSD) também garantiu que atividades educativas serão realizadas nas escolas públicas e privadas de Olinda, assim como a distribuição de cartilhas e fixação de cartazes.
“Estamos diante de uma preocupação que não é só dos olindenses, mas de uma forma muito geral de todos nós pernambucanos. Essas armas em gel têm percorrido os diversos locais de maneira desenfreada e isto é bastante prejudicial, trazendo muitos danos. Nós vamos enfatizar esse eixo educativo, mas também ser bastante firmes para coibir o uso e a comercialização em nosso município”, afirmou.
Além de Olinda, Paulista, no Grande Recife, já havia proibido a fabricação e comercialização das armas de bola de gel. O projeto, de autoria do vereador Eudes Farias (MDB), foi aprovado por unanimidade pela Câmara.
Um PL também entrará em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de autoria do deputado estadual Romero Albuquerque (UB), no mesmo sentido.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/12/2024
Raquel Lyra autoriza nova etapa da Adutora do Agreste
Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com o sistema de abastecimento
- Por REDAÇÃO
- 20/12/2024
Compesa substitui trecho da adutora Paudalho/Carpina, na Mata Norte
A obra vai beneficiar os municípios de Carpina e Tracunhaém
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
População indígena em Pernambuco aumenta 99,7% em 2022, indica IBGE
O aumento foi o maior registrado no Brasil para essa população
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
TJPE deve ampliar uso de Inteligência Artificial em 2025
Justiça pernambucana fez um balanços das ações realizadas em 2024 e...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Juizado do Verão vai reforçar segurança nas praias do litoral de Pernambuco
O atendimento acontecerá aos finais de semana, de 28 de dezembro de 2024 a 2...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Pernambuco prevê investir R$ 30 bilhões na universalização da água e esgoto até 2033
Atualmente, apenas 34% da população têm acesso a esgoto, e 1,8 milhão de...