Novo espaço para mais negócios entre grandes empresas e iniciativas sociais
Por Fábio Silva
Em três anos e meio de operação, o Porto Social chega a 2020 com uma rede inovação social que passa de 200 iniciativas de impacto positivo, entre ONGs e negócios sociais. Isso além das pessoas que passam pelo nosso Programa de Imersão e pela Missão São Paulo e que nunca saem do nosso radar. Isso significa que o Porto Social vai agora para um outro patamar e vai precisar de espaço para reunir todos os serviços oferecidos por ele próprio e por sua rede.
Nosso cast de iniciativas que atuam nos mais diversos problemas sociais e já se relacionava com o poder público, através de prefeituras como a do Recife, agora começa a se relacionar com iniciativas privadas para trabalhar em conjunto por um impacto nas comunidades. Um exemplo muito bem sucedido foi o Match Day que o Porto Social realizou junto com o Complexo Industrial de Suape e rendeu alguns contratos entre empresas de Suape com iniciativas sociais.
Enquanto isso, os projetos estão sendo colocados em prática e fazendo atendimentos à população, como o Samaritanos, que participa da construção de uma política pública para pessoas em situação de rua, como o Instituto Inclusivo Sons do Silêncio, que oferece aulas de música para surdos e cegos, como os escritórios de arquitetura que levam esse serviço para famílias de baixa renda solucionando problemas de insalubridade nas moradias e movimentando a economia local nas comunidades.
Para que dar conta de oferecer esses e outros serviços juntos com os projetos e empresas, o Porto Social vai se mudar para uma instalação maior, ainda mais central e que comporte todas as atividades. Isso vai permitir novas soluções de inovação social sejam criadas e oferecidas, além de permitir que empreendedores sociais possam receber figuras da iniciativa privada e do poder público, para que novos negócios sejam firmados, continuando a aceleração dos projetos que já foram e que estão sendo incubados.
Fábio Silva é colunista da CBN Recife e presidente do Porto Social e Transforma Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/03/2023
UFPE publica estudo sobre estrutura e papel das notícias falsas nas eleições
Fake news sobre política “são menores e têm uma linguagem ainda mais...
- Por REDAÇÃO
- 08/01/2021
Metas para 2021: Promover a União
Por Fábio Silva - Coordenador da ONG Novo Jeito, presidente do Transforma...
- Por REDAÇÃO
- 06/01/2021
Metas para 2021: Multiplicar os Talentos
Por Fábio Silva - Coordenador da ONG Novo Jeito, presidente do Transforma...
- Por REDAÇÃO
- 05/01/2021
Metas de 2021: Crescer a Empatia
Por Fábio Silva - Coordenador da ONG Novo Jeito, presidente do Transforma...
- Por REDAÇÃO
- 04/01/2021
Meta de 2021: Diminuir a Desigualdade Social
Por Fábio Silva - Coordenador da ONG Novo Jeito, presidente do Transforma...