“Nem sempre o direito e a moral estão juntos”, pontua Felipe Ferreira Lima sobre proposta aprovada de aumento salarial dos vereadores da Câmara Municipal do Recife
Para o cientista político Felipe Ferreira Lima, a raiz do problema está na comunicação. Para ele, se deve “investir nesse tipo de diálogo antes de tomar uma atitude como essa e jogar uma nota a posteriori justificando aquilo que já fez”
Foto: Reprodução/PCR
A repercussão da proposta de aumento salarial dos Vereadores do Recife, adjetivada por eles como uma “medida justa e adequada”, fez com que a Câmara Municipal da capital se pronunciasse sobre o assunto.
A Casa de José Mariano divulgou, no final da tarde desta quarta-feira, 05, uma nota sobre o aumento do subsídio mensal para a próxima legislatura.
No publicado, é dito que, o aumento está em conformidade com o que determina a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, e que a fixação do subsídio dos parlamentares só pode ser feita a cada quatro anos, sendo esta sempre destinada para a próxima legislatura.
Ainda segundo a nota da Câmara, o valor de mais de R$ 23 mil, que entrará em vigor em janeiro de 2025, é o salário bruto dos parlamentares, “sendo o valor líquido correspondente a R$ 17.219,13”.
Mesmo, tal qual pontua ainda a nota, “que o valor do reajuste não altera os recursos do Município que são repassados pela Prefeitura à Câmara, nem fere a Lei de Responsabilidade Fiscal”, o direito e a moral nem sempre estão juntos, como aponta o cientista político Felipe Ferreira Lima (ouça a análise completa clicando aqui).
“Quando o cargo eletivo, carrega uma maior responsabilidade em discutir se aquilo que está previsto na lei e na constituição, para aquele momento, para aquela oportunidade, não exigiria uma comunicação maior e se, de fato, é conveniente para ser aprovado”, explica.
“Eu acho que o que está faltando é justamente a fomentação, investir nesse tipo de diálogo antes de tomar uma atitude como essa e jogar uma nota a posteriori justificando aquilo que já fez”, finaliza Felipe.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA