Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Na Contramão do Brasil: Serra Talhada ensina crianças sobre os sintomas e a importância do rápido atendimento contra AVC

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O projeto, coordenado pela Boehringer Ingelheim e com apoio da World Stroke Organization, ensina aos pequenos a importância de prestar socorro de forma rápida ao paciente que sofreu AVC

25/12/2024
    Compartilhe:

O projeto, coordenado pela Boehringer Ingelheim e com apoio da World Stroke Organization, ensina aos pequenos a importância de prestar socorro de forma rápida ao paciente que sofreu AVC

Foto: Reprodução/Fast Heróis

Diagnóstico precoce e tratamento adequado. Essas são palavras chave no tratamento contra o Acidente Vascular Cerebral, AVC. A doença, que é a principal causa de morte no Brasil, com mais de cem mil vítimas por ano, tem um forte impacto sobre a vida dos pacientes, por causar danos irreversíveis ao cérebro, bem como das famílias e do sistema de saúde. 
 

Por isso, compreender os fatores de risco, sintomas, importância de um tratamento ágil, são essenciais na prevenção desses efeitos, como explica o cirurgião cardiovascular, Fernando Figueira. 

 

“Um paciente ele tem que ser diagnosticado precocemente para que o quão rápido ele possa ser submetido a um exame de imagem que mostre que houve algum entupimento ou que houve uma hemorragia possa ser administrado os medicamentos, alguns desses medicamentos eles vão dissolver esse coágulo e permitir que se restabeleça o fluxo sanguíneo na região afetada. Agora, quanto mais tempo aquela região do cérebro passar sem receber suprimento sanguíneo, mais tempo de que aquela lesão ela seja definitiva e que isso possa provocar uma sequela incorrigível. Então eu diria que os principais avanços são o diagnóstico precoce ainda, é orientar”, reforça Fernando. 

 

Em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, uma iniciativa pioneira ensina crianças a identificar os sintomas do Acidente Vascular Cerebral em membros da família. O projeto “Fast Heróis”, coordenado pela Boehringer Ingelheim e com apoio da World Stroke Organization, é um treinamento educacional lúdico que enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida ao paciente, reduzindo assim as possíveis sequelas e mortes decorrentes de um AVC. 
 

O cirurgião cardiovascular, Fernando Figueira, observa que, geralmente, a criança está em casa com adultos, e muitos desses adultos, como pais e avós, estão na faixa etária mais vulnerável ao risco de sofrer um AVC.

 

“Então, quando a gente primeiro dá esse conhecimento a gente está dando pra outrora uma classe de idade de população que era passiva e que agora ela passa a ser ativa no diagnóstico, na expertise de chamar o serviço de alimento de urgência, então eu tenho certeza que isso vai ser absolutamente modificador da realidade. Porque uma vez que essas pessoas sejam capazes de diagnosticar precocemente o acidente vascular cerebral, mais rapidamente vão ter acesso ao tratamento e menor chance de imortalidade”, destaca Fernando.

 

O “Fast Heróis” já capacitou mais de 5 mil crianças de 68 escolas municipais de Serra Talhada em 2024. A expectativa, de acordo com a prefeitura do município, é que em 2025 toda a rede municipal de ensino receba o programa, como destaca o Secretário de Educação de Serra Talhada, Edmar Júnior.

 

“E quando a gente estava fazendo os encontros nas escolas, já havia relatos de crianças que perceberam que o avô ou um familiar estava tendo os sintomas clássicos, o entortar da boca, por exemplo, e assim era acionado o SAMU, era já acionado também o Hospital Eduardo Campos para acelerar a questão do socorro e com certeza é um trabalho que vai ficar permanente, a gente vai ficar fazendo todo ano dentro das escolas, fazendo essas ações com nossas crianças, porque de certa forma vai ainda mais multiplicando essas informações”, explica Edmar.

 

Ouça a matéria repórter Maria Luna no 'Play' acima.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook