Muro do Pontal de Maracaípe é reconstruído horas depois de ser demolido pela CPRH
Coronel Meira (PL) e João Fragoso, proprietário do terreno, lideraram a reconstrução
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Nesta terça-feira (14), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) demoliu parte do muro que contorna o Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Horas depois, o deputado federal Coronel Meira (PL) e o empresário João Fragoso, que é proprietário do terreno, reconstruíram a barreira.
O muro foi demolido pela CPRH durante a manhã desta terça-feira, sob a justificativa de que a estrutura “provocou danos à vegetação, impedindo a desova de tartarugas, restringindo o acesso da população à praia, causando desequilíbrio na disposição de sedimentos na área e agravando o risco de erosão costeira no seu entorno”. E já por volta das 20h30, o Coronel Meira publicou um vídeo nas redes sociais informando que reconstruiu o muro em tempo recorde, com a ajuda da comunidade local. Segundo o deputado, o muro é importante para proteger o manguezal.
O muro foi erguido em maio de 2023 por João Fragoso, que é proprietário de um terreno na praia do Pontal de Maracaípe. A CPRH inicialmente autorizou a construção de 250 metros de extensão, mas em maio de 2024 voltou atrás na decisão e determinou a demolição da barreira, após denúncias de que a instalação estaria sendo prejudicial à praia.
Posteriormente, em junho de 2024, o Ibama apontou que o muro estava provocando erosão costeira e que tinha 576 metros, ou seja, mais que o dobro do que foi autorizado. Antes de realizar a demolição nesta terça-feira, a CPRH afirmou que "não existe qualquer decisão judicial, norma legal ou razão técnica que ampare a permanência da estrutura".
Já o Coronel Meira alega que não há permissão judicial para retirar o muro. A demolição seria concluída nesta quarta-feira, mas, com a reconstrução da parte demolida, ainda não há um posicionamento sobre o que será feito. Procurada pela CBN Recife, a CPRH ainda não se pronunciou sobre o caso.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/02/2025
Resultados do CNU são divulgados nesta terça-feira
Cargos dos blocos 1 a 7 ainda dependem de curso de formação
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
"Houve falha de planejamento, de inteligência das forças de segurança estadual", diz João Campos sobre violência entre organizadas
Declaração foi dada na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do...