MPT e Crea-PE apuram desabamento em fachada do Recife Expo Center
Desabamento aconteceu nesta terça-feira (9)

Foto: Bruno Lafayete/TV Globo
O Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou que seja instaurado um procedimento para investigar o desabamento da estrutura utilizada na obra do Recife Expo Center, novo empreendimento que fica no Bairro de São José, no Centro da capital pernambucana, próximo ao Cais de Santa Rita. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) também afirmou que a obra vem sendo acompanhada pela Fiscalização do Conselho. Por causa do desabamento, quatro pessoas ficaram feridas.
Por meio de nota, o MPT-PE disse que "promoverá as diligências necessárias para apurar as circunstâncias dos fatos noticiados, além de articular atuação preventiva". Os fatores que levaram ao acidente serão apurados, bem como as devidas responsabilidades.
Já o Crea-PE, também por meio de nota, informou que "a empresa e os profissionais responsáveis estão devidamente registrados no Crea-PE, onde constam os documentos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Segundo a Gerência de Fiscalização, por conta do acidente, será dado início à análise do sinistro sobre outros aspectos para verificar questões éticas relacionadas, como negligência, imperícia e imprudência, além de possíveis atividades não contempladas na ART e que são necessárias à execução dos serviços".
Marreta
O Sindicato dos Trabalhadores de Construção Civil de Pernambuco (Marreta) destacou que seis operários estavam na estrutura de construção da fachada do Recife Expo Center no momento do desabamento. Quatro foram encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, com idades entre 19 e 46 anos. Os outros dois foram liberados para casa por não apresentarem necessidade de socorro.
Tecla Construtora
A Tecla Construtora, responsável pela construção do empreendimento, afirmou que o desabamento foi provocado por um andaime que cedeu durante o trabalho de concretagem de um detalhe na fachada, que não está relacionada à estrutura do prédio.
Procurada pela reportagem da CBN Recife, a Tecla informou que a parte da obra onde o acidente ocorreu, ou seja, a fachada do Recife Expo Center, foi embargada até que a construtora apresente um plano de desmonte da estrutura de andaimes.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia Civil inaugura sala para atendimento especializado a pessoas neurodivergentes
Espaço no Instituto de Identificação Tavares Buril oferece suporte...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
PRF realiza operação de prevenção de acidentes com veículos de carga no Estado
Ação fiscaliza o cumprimento da Lei do Descanso
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Seminário debate digitalização de acervos e plataformas museológicas no Recife
Evento promovido pela Secult-PE, Ibram e UFPE reunirá especialistas para...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Entregadores de aplicativo seguem para o segundo dia de manifestações por melhores condições de trabalho
Nesta terça-feira (1), os entregadores de aplicativo se concentram na Praça...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Homem é preso duas vezes em 48h por descumprir medida protetiva, em Caruaru
Agressor deverá passar por nova audiência de custódia nesta terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Neoenergia alerta para riscos de acidentes elétricos motivados por obras irregulares
Falta de planejamento adequado e desrespeito à distância mínima da rede de...