Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

MPPE envia recomendação para não discriminação dos estudantes com deficiência no retorno às aulas presenciais

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

As escolas devem adotar adaptações razoáveis e disponibilizar profissionais de apoio à inclusão escolar para permitir que eles possam voltar às salas de aula com toda a segurança.

16/02/2021
    Compartilhe:

As escolas devem adotar adaptações razoáveis e disponibilizar profissionais de apoio à inclusão escolar para permitir que eles possam voltar às salas de aula com toda a segurança.

Foto: Reprodução/ Campanha Apae São Paulo/ Estadão

Com o propósito de que o direito à educação e interação escolar seja para todos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às secretarias de Educação do Estado de Pernambuco e do Recife que orientem as unidades de ensino das redes pública e privada a não cometerem qualquer espécie de discriminação baseada na deficiência de algum estudante, permitindo a todos o regular retorno à modalidade presencial, neste contexto de pandemia de Covid-19, quando os responsáveis legais assim o desejarem. Com isso, as escolas devem adotar todas as medidas necessárias para proteger os estudantes com deficiência, como adaptações razoáveis e disponibilização de profissionais de apoio à inclusão escolar para permitir que eles possam voltar às salas de aula com toda a segurança, como é direito de qualquer aluno.

As unidades de ensino devem seguir os protocolos sanitários e aplicá-los indistintamente a todo corpo discente, sem discriminação e com respeito à igualdade de oportunidades, assegurando o ensino inclusivo em todos os níveis.

A promotora de Justiça Eleonora Marise Rodrigues, com atuação na Defesa do Direito Humano à Educação, relatou na recomendação, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (12), que o MPPE recebeu a manifestação de um cidadão denunciando que um colégio particular estava impedindo o retorno de alunos com deficiência às aulas presenciais sob a alegação de que esse público “apresenta maior dificuldade em respeitar as medidas de higiene e cuidados gerais para a prevenção da Covid-19”.

Confira mais informações na reportagem de Anderson Souza, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook