Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Outubro Rosa

Mês de outubro marca a prevenção do câncer de mama

Ouvir

Por: CAROLINE RANGEL

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo

07/10/2019
    Compartilhe:

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo

Foto: Antônio Diniz

Por Luiza Motta - Especial Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado por uma campanha mundial realizada anualmente, para conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação intitulada de Outubro Rosa, busca enfatizar a importância da realização da mamografia para assim aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.Os casos mais recorrentes acontecem com mulheres acima dos 40 anos, não deixando de ser importante a prevenção e o monitoramento fora desta faixa etária. Apesar de ser incomum, também existem homens que desenvolvem a doença.

Dentre os fatores que podem levar a sua formação estão o sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo o histórico familiar. Causada pela multiplicação desordenada das células na mama, a patologia leva a formação de um tumor gerado por um conjunto anormal de células. A doença pode evoluir de diferentes formas, apresentando desenvolvimento rápido ou gradativo dependendo da característica de cada lesão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), foram registrados no Brasil 59.700 casos em 2018, representando 28% e ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No estado existem várias unidades especializadas, como o Hospital da Mulher que presta atendimento em mastologia, além dos grandes hospitais como o Imip, Oswaldo Cruz, Barão de Lucena e o Hospital do Câncer de Pernambuco(HCP).

Responsável por atender cerca de 60% dos casos gerais, o Hospital de Câncer de Pernambuco presta assistência também a pacientes de outras regiões do país,que não conseguem tratamento em seus estados. Denise Sobral, mastologista da unidade, relatou que é primordial a busca por profissionais para a realização do exame físico além do exame de imagem, pois a radiografia da mama as vezes não é suficiente para detectar a presenta do nódulo. “Procurar um profissional, seja ele mastologista, ginecologista, ou até mesmo um clinico geral, é indispensável pois muitas vezes o exame de imagem não é suficiente para detectar o tumor” a médica ainda comentou sobre os passos posteriores ao diagnóstico”, esclarece a especialista.

Simbolizada por um laço rosa, a campanha é enfatizada no mês de outubro, porém informa as mulheres a importância da realização dos exames preventivos anualmente. Os tratamentos disponíveis proporcionaram mais chances de debelar a doença e conscientizam sobre a busca por um estilo de vida saudável. Provocar a reflexão nas mulheres, para que reconheçam e entendam a doença também estão entre os objetivos da campanha. “O primeiro de tudo é a aceitação, a paciente leva um tempo para admitir sua condição. Após isso é necessário a separação dos casos, pois existem situações em que apenas uma cirurgia conservadora em que não é necessário a retirada total da mama basta, outros em que a operação vem antes da quimio, e por fim aqueles em que apenas o tratamento paliativo é indicado por estar em estágio avançado” afirmou a mastologista.

Ao longo do mês você acompanha um série especial de matérias e entrevistas sobre o Outubro Rosa. Para conferir as orientações da Mastologista Denise Sobral, só Hospital de Câncer de Pernambuco, basta apertar o play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook