Maré Vermelha: em cinco dias, 278 pessoas tiveram suspeitas de intoxicação no Litoral Sul
Relatório com resultado de exames laboratoriais da CPRH deve ser divulgado até a próxima semana
Foto: Reprodução/ Via G1
O Litoral Sul de Pernambuco segue apresentando aumento no número de suspeitas de casos de intoxicação pelo fenômeno natural conhecido como “Maré Vermelha". Em cinco dias, 278 pessoas apresentaram sintomas como dores no corpo, náusea e diarréia, após ir à praia.
A gerente do laboratório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Andrea Xavier, explica que o fenômeno acontece quando o mar tem um aumento excessivo de microalgas que liberam toxinas. Vários fatores podem influenciar este crescimento, como o aumento da temperatura da água e a disponibilidade de nutrientes. Disse, ainda, que as algas não são tóxicas na maioria dos casos, mas a intoxicação pode acontecer a depender da espécie e também de modo oscilante.
A especialista da CPRH também afirmou que uma primeira vistoria realizada na praia de Maracaípe, onde aconteceram os primeiros casos, não registrou nenhuma mancha de intoxicação. Por isso, a agência prosseguiu com as investigações e um novo relatório com dados preliminares será divulgado nesta sexta-feira, já o resultado final deve ser publicado até a próxima semana.
A orientação da CPRH é que a população evite locais que apresentarem manchas de coloração na água, que podem ser marrons, verdes e azuis, e não apenas vermelhas. Também é necessário estar atento ao odor do ambiente e em caso de sintomas, uma unidade hospitalar deve ser procurada.
Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Tribunal de Justiça de Pernambuco cria Comissão para ações antirracistas no Judiciário
Principal missão será implementar políticas e ações institucionais para...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Nova data foi confirmada nesta quinta-feira pelo MGI
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos