Márcio França propõe financiamentos em Pernambuco via formalização de pequenos empreendedores
O ministro do Empreendedorismo foi entrevistado no "Bom Dia, Ministro" (EBC) nesta quinta-feira (10)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O Governo Federal lançou em setembro o Cartão MEI, exclusivo para microempreendedores individuais, com as funções de crédito e débito. Buscando fortalecer e apoiar o seguimento dos MEIs, o cartão deve facilitar a formalização para acesso a operações de crédito, e contribuir com a sustentabilidade dos pequenos negócios.
Questionado pela reportagem da CBN Recife no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, explicou como é possível adquirir o cartão.
"O cartão está disponível no Banco do Brasil. Quem for ao Banco do Brasil e falar 'eu quero, eu sou um MEI', eles vão providenciar. Ele (o cartão) é gratuito e dá acesso às iniciativas que estão dentro dos nossos programas. Por exemplo, imagine se agências do INSS de todo o Brasil pudessem contratar os MEIs pré-cadastrados. Quando você digita, já aparecem os MEIs que estão próximos. Qual é o serralheiro, quem é o encanador, quem é o eletricista que está próximo de mim?", indicou o ministro, completando que dessa forma será possível tanto identificar quanto ampliar o lucro dos microempreendedores.
Márcio França ainda elogiou o programa GO MEI Recife. Desenvolvida pela prefeitura da capital pernambucana, a iniciativa é uma política pública que permite a MEIs credenciados terem facilidade de acesso a oportunidades de serviço, por meio da plataforma GO Recife.
Segundo o ministro, algo que deve ser ampliado para todo o país. No entanto, a primeira etapa é conscientizar sobre a importância da formalização.
"Essas pessoas, muitas delas, trabalham na total informalidade. E a gente quer fazer o que com eles. Vamos formalizar. Por exemplo, no caso de Santa Cruz Capibaribe, colocar placas de energia solar em todas as casas, para a energia que eles consomem na máquina de costura. Você põe energia solar e, evidentemente, a conta vai cair e ele vai ter lucro a mais financiado pelo próprio governo federal", concluiu.
Dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) mostram que, atualmente, Pernambuco tem 489,8 mil MEIs cadastrados: número que triplicou em 10 anos.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Inscrições para o programa PE Produz terminam nesta sexta-feira
interessados devem submeter propostas no site da Adepe
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em Pernambuco, volume de Serviços fica em -1,0% em setembro, segundo IBGE
Apesar do recuo no mês, o setor acumula um crescimento de 3,6% nos primeiros...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Raquel Lyra anuncia obras do Trem Dois da Refinaria Abreu e Lima para o início de 2025
A construção do Trem Dois foi paralisada há dez anos, no auge da crise da...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em Pernambuco, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,5% em setembro
No acumulado do ano, o estado mantém um crescimento de 5,1%
- Por REDAÇÃO
- 09/11/2024
Inflação no Nordeste segue inferior à do Brasil em outubro
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA no Nordeste está em 4,26%, frente...
- Por REDAÇÃO
- 09/11/2024
Endividamento das famílias no Recife cresce 4,1% e pressiona orçamentos
No entanto, a queda da inadimplência em 18% ao longo de um ano promove certa...