Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo será apresentado nesta segunda

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Recife celebra a 328ª Festa de Nossa Senhora do Carmo

15/07/2024
    Compartilhe:

Recife celebra a 328ª Festa de Nossa Senhora do Carmo

Foto: Reprodução/G1

Dentro das celebrações da 328ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, nesta segunda-feira (15), acontece a apresentação do manto da imagem peregrina da Padroeira do Recife, às 18h. A vestimenta é inspirada no lema da festa "Permaneciam unânimes na Oração, Maria, Mãe de Jesus", e mede 1,45 m de largura e 86 cm de altura. O manto é adornado com mais de 5 mil cristais, vidrilhos, pedrarias, miçangas e pérolas, com as cores em tons de amarelo e marrom.

Pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora do Carmo peregrina recebe 3 mantos: um que está sendo utilizado na novena; outro, durante a festa; e mais um no dia 20, para a Festa do Carmo de Olinda. O desenho da veste, apresentada nesta segunda-feira (15), foi feito por André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo do Recife, e Paulo Albuquerque, devoto da santa, enquanto que a costura foi feita pela devota Maria Lizete Ferreira, e o bordado pelo paraense Fábio Ítalo, renomado artesão de mantos de Nossa Senhora.

Programação - 15/07

14 missas serão celebradas na Basílica do Carmo e no Claustro do Convento. Na Basílica, as missas acontecem de hora em hora, desde às 7h até às 15h. Já as celebrações no Claustro ocorrem a cada duas horas: das 8h30 até às 16h30.

Às 18h, a véspera solene em honra à Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo será presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

Padroeira

Nossa Senhora do Carmo foi declarada Padroeira Secundária do Recife em 1909, e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que teve a construção concluída em 1767, foi finalmente elevada à condição de Basílica pelo Papa Bento XV em 1917. O Complexo da Basílica e do Convento do Carmo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. 

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook