Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Mais de um terço dos feminicídios de Pernambuco são cometidos com armas de fogo

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O estímulo do Governo Federal para um maior fluxo de armas de fogo pode ser um dos fatores por trás desses dados

22/03/2022
    Compartilhe:

O estímulo do Governo Federal para um maior fluxo de armas de fogo pode ser um dos fatores por trás desses dados

Foto: Divulgação/Prefeitura da Cidade do Recife/Rodolfo Loepert


Segundo dados divulgados pela Polícia Civil em Pernambuco (PCPE), foram registrados um total de 86 crimes de feminicídio em 2021. O número é 14,6% maior que a taxa de 2020, onde foram registrados 75 vítimas desse tipo de crime. 38% desses casos foram praticados por uso de arma de fogo.  Ou seja, pouco mais de um terço dos casos. A capital pernambucana liderou no estado com 12 vítimas dessa violência. O estímulo do Governo Federal para a circulação de armas de fogo pode ser um dos fatores por trás desses dados. Outro ponto de relevância é a faixa etária das mulheres mortas em 2021: entre 18 e 29 foram 87 casos de assassinato; e de 35 a 65 anos, foram 75 casos.

Quando olhamos para o panorama nacional, foram registrados 2.451 feminicídios, o que significa que a cada 7 horas uma mulher é vítima dessa violência. Esses dados são dos boletins de ocorrência das Polícias Civis das 27 unidades da federação. É interessante esclarecer que feminicídio é o termo usado para o assassinato de mulheres por questão de gênero, ou seja, a mulher morre pelo motivo de ser mulher. Muitas vezes esses casos acontecem em situações de violência doméstica.

O número 180 é a Central de Atendimento à Mulher, é uma ligação gratuita para que sejam denunciados casos de violência de gênero. Caso o crime esteja acontecendo naquele momento, a recomendação é ligar para a Polícia Militar 190. 

Confira outras informações na matéria do repórter João Paulo Ribeiro, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook