Justiça interdita parcialmente Presídio de Igarassu após prisão de policiais por corrupção
Unidade, a mais superlotada de Pernambuco, não poderá receber novos detentos por 60 dias

Foto: Reprodução/TV Globo
A Justiça determinou a interdição parcial do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, após a prisão de oito policiais penais suspeitos de corrupção. A unidade, que abriga 5,6 mil presos em espaço para apenas 1,2 mil, está proibida de receber novos detentos por 60 dias, como medida para conter a superlotação.
A decisão foi assinada pela juíza Orleide Rosélia Nascimento, da 1ª Vara Regional de Execuções Penais, com parecer favorável do promotor Rinaldo Jorge da Silva. A magistrada também ordenou a transferência de presos provisórios para cadeias públicas em até 30 dias.
A operação da Polícia Federal, chamada La Catedral, revelou que os policiais penais recebiam subornos para permitir a entrada de drogas, bebidas e visitantes em horários proibidos. Entre os investigados está o ex-diretor Charles Belarmino de Queiroz, exonerado em 2024.
As irregularidades já haviam sido denunciadas pelo Ministério Público Federal em 2023, durante vistoria que constatou a violação de direitos humanos. Apesar de promessas da Secretaria de Administração Penitenciária para transferir detentos, a medida ainda não foi cumprida.
Os policiais detidos vão responder por tráfico de drogas, corrupção, associação para o tráfico e organização criminosa. Além do processo criminal, eles podem ser demitidos após investigação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
SDS detalha investigação sobre conduta de policiais com sequestrador no Sertão de Pernambuco
Suspeito estaria armado e teria resistido à prisão trocando tiros com...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
PF investiga organização criminosa de tráfico de drogas em Salgueiro
Além do tráfico de entorpecentes, o grupo realizava lavagem de dinheiro e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Homem é detido com 2,4 kg de cocaína no Aeroporto do Recife
A droga estava contida em 3 garrafas de rum dentro da mala do passageiro
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça afasta delegado suspeito de cometer homicídio em São José do Egito
O crime aconteceu na zona rural do município, em 16 de julho de 2022
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia investiga fraude em concurso público do município de Ouricuri
O candidato estava utilizando um ponto eletrônico no momento da posse