Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Recife

João Campos diz que deve armar a guarda municipal do Recife: “será de forma gradual”

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Declaração foi dada em sabatina realizada pelo UOL com a Folha de São Paulo

05/07/2024
    Compartilhe:

Declaração foi dada em sabatina realizada pelo UOL com a Folha de São Paulo

Foto: Marcos Pastich/PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou, em sabatina realizada pelo UOL e a Folha de São Paulo, que um estudo está sendo avaliado para o armamento gradual da Guarda Municipal. Em um primeiro momento, um grupo específico da corporação deve ser submetido à capacitação para o porte de armas de fogo. Equipamentos como câmeras corporais também devem ser implementados. 

Ressaltando que a proteção às pessoas e ao patrimônio recifense é função das polícias, Campos destacou que armar a Guarda Municipal deve ser um compromisso de uma segunda gestão.

"A gente não pode confundir o papel da Guarda Civil Municipal com o papel da Polícia. Isso tem componentes completamente distintos. Agora, com todos os avanços que nós fizemos, a gente tem sim uma avaliação e nós vamos começar um estudo para poder ter um novo ciclo para o grupamento tático operacional específico da Guarda. Temos cursos de formação específicos para essa parte da Guarda Municipal, com o reforço da Corregedoria, para começar um processo gradual", afirmou.

Ainda de acordo com o prefeito, a possibilidade de armar todo o efetivo da Guarda futuramente não está descartada

No dia 13 de maio, a Câmara Municipal do Recife aprovou, por 15 votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções, o requerimento do vereador Alcides Cardoso (PL) com a indicação ao prefeito João Campos (PSB) para armar a Guarda Municipal. A decisão, agora, depende da autorização do gestor.

Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook