Japão declara abertos os Jogos Olímpicos de Tóquio
Após um ano de atraso, cerimônia de abertura aconteceu sem público

Foto: Leon Neal/Pool via Reuters/Direitos Reservados/Agência Brasil
Por Agência Brasil
Após adiamento de um ano, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio aconteceu nesta sexta-feira (23) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa. Na abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, a tenista japonesa Naomi Osaka foi a responsável por acender a Pira Olímpica portando a Tocha Olímpica.
A presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, foi a primeira a discursar no evento.
“Seguindo os desafios, a primeira vez que uma Olimpíada foi adiada na história, os Jogos de Tóquio 2020 finalmente começam hoje. As esperanças se conectaram uma a uma através de muitas mãos, de muitas pessoas, e agora estamos na posição de dar boas vindas para esse dia. Todo mundo sofreu e enfrentou enormes desafios por causa da covid-19. (…) Depois de meio século os Jogos Olímpicos voltaram para Tóquio, agora vamos fazer de tudo para que esses Jogos se tornem uma fonte de orgulho para as gerações futuras”.
Outros momentos da cerimônia
No início da cerimônia, a bandeira japonesa hasteada. Em seguida ocorreu a apresentação dos aros olímpicos iluminados por lanternas, importantes símbolos da cultura do país anfitrião. A cultura e tradição japonesas também ficaram evidentes na cerimônia, com dançarinos vestidos em homenagem aos bombeiros voluntários japoneses, uma tradição secular no Japão. Conforme a tradição, a Grécia foi a primeira delegação a desfilar no evento. Na sequência, tivemos o Time Olímpico de Refugiados, formado por pessoas que não podem competir pelo país de origem.
Logo depois, foi respeitada a ordem alfabética de acordo com o alfabeto japonês katakana e a grafia na língua do país. As exceções ficaram por conta das três últimas equipes a entrarem: Estados Unidos, França e Japão – que fecharam a parada das nações. A delegação brasileira foi a 151ª a se apresentar.
Homenagem às vítimas da covid-19
A abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos ficou marcada pela ausência de público devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Esta foi a primeira vez na história que a abertura oficial aconteceu sem a presença de espectadores.
Com um minuto de silêncio, a festividade aproveitou para homenagear as vítimas em todo o mundo acometidas pelo vírus. Além disso, uma apresentação de atletas se exercitando de forma isolada representou a dificuldade dos competidores de treinar em meio à pandemia. Umas das destaques deste momento foi a boxeadora japonesa Arisa Tsubata, que não conseguiu se classificar para os Jogos porque as seletivas foram canceladas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Pela série C, Retrô x Tombense terá esquema de segurança com 175 agentes
PMPE reforça policiamento para a estreia do Retrô na Arena de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
STJD pede instauração de inquérito contra arbitragem do jogo Sport x Palmeiras
Caso sejam confirmadas as falhas, as devidas providências disciplinares...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Brasileirão: Sport recebe o Palmeiras na Ilha do Retiro neste domingo (6)
Leão não poderá contar com dois jogadores lesionados, sendo eles: Dalbert,...
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Jogo do Sport x Palemiras contará com 881 policiais militares no esquema de segurança
A partida do Campeonato Brasileiro acontece neste domingo (6), às 18h30
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Briga generalizada marca final do Pernambucano e termina com oito expulsões
Confusão começou após comemoração provocativa de jogador do Sport e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Sport x Retrô: final do Pernambucano terá reforço de 786 policiais militares
Segurança será intensificada na Ilha do Retiro e nas principais vias de...