Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Jaboatão dá prazo de 60 dias para implementação de bilhete eletrônico no transporte complementar

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O bilhete eletrônico é um pedido antigo dos usuários do transporte complementar na cidade

03/04/2024
    Compartilhe:

O bilhete eletrônico é um pedido antigo dos usuários do transporte complementar na cidade

Foto: Gabriel Miguel/Ônibus Brasil

Em edital publicado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ficou determinado que o Transporte Complementar do município passe a operar com Bilhetagem Eletrônica em no máximo 60 dias. A medida vem após o acidente envolvendo um micro-ônibus no bairro Marcos Freire, no Domingo de Páscoa (31), que deixou cinco pessoas mortas e 20 feridas. 

Já na última quarta-feira (27), termos contratuais haviam sido acordados em reunião entre a Prefeitura do Jaboatão, empresários da categoria e as empresas Tacom e Kim+, selecionadas para oferecer o serviço. De acordo com a prefeitura, com a bilhetagem, os permissionários passam a ter a possibilidade de contratação de financiamento para adquirir novos veículos. A decisão é uma das atitudes tomadas pelo poder municipal para mudar a realidade precária dos transportes complementares que operam em Jaboatão. 

O bilhete eletrônico, no entanto, é um pedido antigo dos usuários do transporte complementar na cidade, que apenas aceita pagamento em cédula ou pix. Em Jaboatão, são 283 permissionários cadastrados atuando em 15 linhas. A cada permissionário é permitido contratar seis operadores, sendo três motoristas e três colaboradores. Em 2018, a categoria havia judicializado a aquisição do sistema de bilhetagem. 

Segundo a gestão municipal, o Sistema de Transporte Complementar Municipal demanda a adesão à Bilhetagem Eletrônica para ser reestruturado, gerando mais economia, segurança e praticidade aos usuários. Outro ponto ressaltado é a facilitação no gerenciamento do serviço por parte do município, que conseguirá comprovar junto aos permissionários a necessidade de contratação de financiamento para melhorias e revitalização da frota.

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook