Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Inspeção do MPF revela que Cotel abriga quase 3,2 mil presos a mais que sua capacidade


Por: REDAÇÃO Portal

Para os cinco pavilhões, há 950 vagas disponíveis

13/09/2024
    Compartilhe:

Para os cinco pavilhões, há 950 vagas disponíveis

Foto: Divulgação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Conselho Penitenciário do Estado de Pernambuco (Copen/PE), em inspeção, constatou que o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, tem 3.197 detentos a mais do que a capacidade permitida.

Para os cinco pavilhões, há 950 vagas disponíveis. No entanto, a unidade prisional conta com 4.147 pessoas privadas de liberdade. Além disso, outra deficiência encontrada foi o número reduzido de agentes prisionais: apenas 11, em média, por plantão.

Atualmente, o Cotel oferece serviços de saúde com seis médicos, incluindo psiquiatras, e serviço social. 97 detentos têm autorização para trabalhar na unidade, e eles estão engajados na construção de um centro de ensino, com biblioteca e salas de aula, para que os reeducandos possam cursar graduação a distância.

Opções de trabalho e educação, superlotação, condições de higiene e saúde, quantitativo de agentes de segurança e o andamento dos programas para remissão da pena foram questões analisadas na vistoria. Um relatório deve ser encaminhado, com todos os detalhes apurados, aos órgãos competentes do Governo de Pernambuco e ao Poder Judiciário.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook