Pesquisa revela números alarmantes de dívidas e inadimplência no estado, destacando impactos econômicos e necessidade de ações mitigadoras.

Foto: Reprodução - Via G1
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que em julho, 436 mil pessoas em Pernambuco estão endividadas, enquanto 164 mil estão inadimplentes. O impacto das dívidas compromete a renda familiar e o consumo, enquanto a inadimplência acarreta juros e multas. Segundo os economistas, a resolução ágil das dívidas é crucial para liberar renda para consumo e poupança.
As dívidas mais recorrentes entre as famílias de menor renda em Pernambuco são provenientes do uso de cartões de crédito (93,4%), carnês (28,7%) e crédito pessoal (7,2%), o que afeta famílias de menor renda. A pesquisa mostrou que o período médio de dívidas é de 8 meses, e a média de atraso é de 61 dias em Pernambuco, um pouco abaixo da média nacional de 63 dias. Esse cenário prolongado prejudica o consumo familiar e os investimentos empresariais. Para isso, a iniciativa desenvolvida pelo governo federal, o Desenrolar Brasil tem como objetivo renegociar dívidas e recuperar o acesso a crédito de brasileiros de baixa e média renda.
Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, ressalta que "no mês de julho, em Pernambuco, três indicadores da PEIC apresentaram leve aumento: endividamento, inadimplência e a parcela da população que não terá condições de pagar suas dívidas.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Prazo para aderir ao REFIS em Jaboatão dos Guararapes começa nesta terça-feira
Os contribuintes jaboatonenses poderão ter descontos de até 90% nos juros e...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
Envio do documento pelo celular também começa nesta terça
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Receita Federal recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Prazo para entregar declaração começou no dia 17 de março e termina às...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Pernambuco recebe R$ 558 milhões do BNB para impulsionar indústria sustentável
Investimentos fazem parte da Nova Indústria Brasil e priorizam transição...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Gestores públicos têm até segunda-feira para prestar contas ao TCE-PE
Prazo para envio dos documentos termina em 31 de março e não será...
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Governo de Pernambuco solicita autorização para empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recurso será destinado a obras de infraestrutura e outros setores essenciais